Cerca de 60 crianças e adolescentes de escolas municipais de Passo Fundo unirão suas vozes às dos corais do Colégio Notre Dame e da Escola Menino Jesus, nas três noites de Cantata Natalina em Passo Fundo. Os estudantes participam do Projeto Pró-Arte – promovido pela Prefeitura Municipal de Passo Fundo -, que visa fomentar a arte, seja ela plástica ou musical.
Reunidos para o seu primeiro ensaio geral sob a orientação da coordenadora artística da celebração de natal, Ir. Mirtes Helena Roman, os coralistas – alunos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental Pe. José de Anchieta, Prof. Helena Salton, Santo Agostinho e N.Sª. Aparecida – recordaram as canções-tema da festa em homenagem ao nascimento de Jesus Cristo. Em ensaios semanais, na própria escola de origem, em turno inverso ao das aulas e com duração de uma hora e meia a duas horas sob regência das professoras Tábata Schons Leandro e Jaqueline Drum e acompanhamento rítmico de Roberto Assunção, os jovens cantores, com idade entre 8 e 15 anos, decoram, a trilha sonora da celebração natalina.
No ensaio, todo o gestual que acompanhará as canções nas noites de 27 de novembro, 10 e 19 de dezembro – em frente ao Colégio Notre Dame, também foi aprendido e reforçado pelos estudantes que, por iniciativa própria, integram o grupo de belas vozes, que confere encanto à Cantata Natalina. De acordo com a regente Tábata, que acompanhou os coralistas neste ensaio, é nítida a felicidade e integração com a mística natalina que os estudantes demonstram em cada encontro. “Desde que os alunos foram convidados a participar desta edição da Cantata Natalina, este grupo ficou muito empolgado”, destacou. Em sua quarta edição, o evento deve atingir o número de 100 mil espectadores e tem como tema a Esperança. As apresentações acontecem a partir das 21h, com pré-apresentações às 20h10 da Banda Bombeiro Mirim.
A Esperança tem voz
· 1 min de leitura