Censo é prorrogado

IBGE dá mais tempo para fechar Censo 2010 em Passo Fundo, Soledade e Marau. Moradores podem agendar as entrevistas até o dia 12. Duas mil residências ainda não foram recenseadas

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Prevista para terminar no último domingo (31), a coleta das informações para a pesquisa do Censo 2010 foi prorrogada em Passo Fundo, Marau e Soledade. Na região de cobertura do IBGE, de um total de 26 municípios, 23 já fecharam a coleta. O coordenador da unidade do IBGE no município e região, Jorge Bilhar, informou que os recenseadores continuarão nas ruas até o dia 12 de novembro, devido ao número de domicílios fechados: aproximadamente dois mil só em Passo Fundo.

Conforme Bilhar, esse número representa o total de residências em que os moradores estavam ausentes no momento da visita. Até o momento, foram recenseados 68.817 domicílios e 181 mil pessoas, 95% da população estimada. Apesar de beirar a totalidade, o Censo só pode ser finalizado quando o índice de abstenção chegar no mínimo até 3%. "O ideal é que consigamos fechar a coleta de dados com um índice abaixo de 3%, por isso estamos ficando de plantão em frente aos domicílios até que um dos moradores nos atenda”, relatou. Mesmo com dificuldades para realizar a pesquisa nas residências fechadas, nas últimas duas semanas os recenseadores conseguiram abrir quase cinco mil moradias. “Há 15 dias nós tínhamos sete mil domicílios para serem recenseados. Hoje temos pouco mais de dois mil. Com a colaboração dos moradores vamos encerrar a pesquisa com certeza", disse.

4,3 mil domicílios vagos
Segundo informações preliminares do Censo 2010 do IBGE, a média de moradores por domicílio em Passo Fundo é de três pessoas. Na última pesquisa realizada há 10 anos, a média era de 3,5 por residência. Outro dado importante é significativo número de domicílios vagos, que até o momento já passou de 4,3 mil. “São imóveis desocupados, para alugar ou à venda”, explicou Bilhar que relatou ainda que quase dois mil imóveis são ocupados por moradores ocasionais, ou seja, aqueles que só passam alguns dias no município, seja para estudar ou para trabalhar.   

Agendamento
Os moradores que ainda não responderam um dos questionários do Censo 2010 podem agendar a entrevista com um recenseador até o próximo dia 12 de novembro. A entrevista é realizada através de dois questionários, um mais breve e outro mais extenso, mas que no máximo podem durar 25 minutos.  Em Passo Fundo, para solicitar a visita, o morador deve ligar para o número 3313-8831 ou 3313-8877. Pela internet, o cidadão também pode agendar a visita através do site http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. O IBGE tem 72 horas para aplicar o questionário após o cadastro. O agendamento também pode ser realizado presencialmente na sede do IBGE, na Avenida Presidente Vargas, nº 100.

Censo é obrigatório
As pessoas que se recusarem a responder as perguntas do Censo 2010 podem pagar multa de até dez salários mínimos. A Lei 53.534, de 1968, também determina que as informações fiquem em sigilo e sejam usadas apenas para as estatísticas. Por isso, os dados serão manipulados apenas por técnicos e quem violar o sigilo pode perder o emprego e ser criminalizado.

Gostou? Compartilhe