Funasa encerra Mês da Saúde Materno Infantil

Fundação Nacional de Saúde realizou trabalho diretamente nas aldeias do estado

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

O mês de outubro foi dedicado a um trabalho especial nas aldeias indígenas do estado. A Funasa aproveitou o mês das crianças para promover o Mês da Saúde Materno Infantil Indígena no Rio Grande do Sul, atividade que foi encerrada no dia 28 de outubro. Participaram, desde o início do mês, cerca de 380 profissionais das Equipes Multidisciplinares da Saúde Indígena (EMSIs), entre médicos, odontólogos, enfermeiras, auxiliares e técnicos de enfermagem, agentes indígenas de saneamento e de saúde (AIS e Aisans), em atividades de sensibilização para a saúde preventiva junto às comunidades kaingang, guarani e charrua.

Em cada região, as equipes lançaram mão da criatividade e dos recursos disponíveis para desenvolver campanhas, por exemplo, de incentivo ao aleitamento materno, aos exames preventivos de colo de útero, de mama, de visão, orientações sobre DST/AIDS e saúde bucal. No encerramento oficial, na Escola Estadual Perogá da aldeia Bananeiras, em Gramado dos Loureiros, norte do Estado, teve apresentação musical e teatro para os indígenas que, em grande número, receberam orientações de forma bem humorada e participativa, com encenação de situações do dia-a-dia relacionadas ao tema da campanha.
O Estado tem cerca de 19.500 indígenas, em 105 aldeias e acampamentos de 44 municípios. Desde 2003, a mortalidade infantil indígena caiu de 99 para 26 por mil nascidos vivos.

Gostou? Compartilhe