Glenda Mendes/ON
Quem esperava por um verão não tão quente, pode respirar aliviado, pois é isso que o fenômeno La Niña promete provocar nos próximos meses, tal como foi o mês de outubro, em que as temperaturas máximas ficaram abaixo da média histórica, bem como as chuvas. Estas informações fazem parte do prognóstico da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo para novembro e dezembro.
De acordo com o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio em outubro choveu 144 milímetros, o que representa 86% da média histórica de 167,1 milímetros, mostrando os efeitos previstos no primeiro mês de La Niña. “O que ficou marcado é que as temperaturas acabaram 1,5 grau abaixo da média, que foi esse friozinho que vimos todas as manhãs”, comenta Sampaio. Segundo ele, outra característica do mês de outubro e que deve permanecer em novembro é a ausência de chuvas por vários dias seguida por instabilidade em quantidade significativa. “Tal como vimos em outubro, em que tivemos, por exemplo, 10 dias sem chuvas e quando veio, foi em quantidade significativa, veremos em novembro”, explica o observador.
Lavoura
Os produtores que desde o dia 20 de outubro esperavam um pouco de chuva para controlar a umidade da terra devem estar satisfeitos. A chuva que começou na sexta-feira (29) e seguiu no sábado (30) trouxe as condições que eles esperavam. “Essa chuva contribuiu bastante para o cultivo de milho e para quem esperava umidade para começar a plantar soja. Desde sábado isso já é possível”, argumenta. Foram registrados 40 milímetros nos dois dias.
Previsão
A quinta-feira (4) ainda será sem chuva, com temperatura em elevação, que poderá chegar próximo aos 30ºC. “Assim como ocorreu na última sexta-feira, em que tivemos a temperatura mais alta da primavera, 29ºC, e depois seguiu com a entrada de uma área de instabilidade, ocorre esta semana”, ressalta Sampaio. Essa área deve entrar na sexta-feira (5) à tarde ou à noite trazendo novamente chuva para a região. “Talvez não seja uniforme como foi a de sexta para sábado, mas vem uma quantidade significativa em áreas isoladas, porém mal distribuída”, destaca. A temperatura deve ficar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 24ºC devido à nebulosidade. O sábado será de dia bom, com céu claro a parcialmente nublado e temperaturas entre 12ºC e 24ºC. No domingo também não faz muito calor e o tempo será bom, com mínima prevista em 12ºC e máxima em 26ºC.
Temperatura abaixo da média
Pelo menos nos primeiros 10 dias do mês de novembro, as temperaturas também ficarão abaixo da média para o período. “Isso é uma característica em anos de La Niña, o resfriamento diurno e noturno, muitas vezes tem uma temperatura agradável à tarde, mas à noite, declina. Isso é normal em La Niña e dezembro não será diferente”, informa. Além disso, segundo Sampaio, as temperaturas máximas extremas, que normalmente começam a acontecer nesta época acontecerão em poucos dias. “Não teremos aquelas extremas, com máximas em dias consecutivos chegando aos 31ºC a 33ºC. Será um dia ou dois dias de 31ºC, por exemplo, ou até menos, geralmente quando entrar uma área de instabilidade”, explica o observador. Isso, porque as altas temperaturas serão indicativo de chuva. “Entra aquela área de instabilidade, entra chuva, nebulosidade, umidade, e as temperaturas declinam um pouco”, ressalta.