Parcerias que fazem a diferença

Educação infantil: há quatro anos empresa apoia e financia projetos culturais em escola da rede municipal

Por
· 3 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

ON Nas Escolas
Parcerias que fazem a diferença
Educação infantil: há quatro anos empresa apoia e financia projetos culturais em escola da rede municipal
Redação/ON
Passeios, idas ao teatro, visitas ao cinema e diversas atividades culturais. É isso que uma parceria entre a Concessionária Verdes Pampas proporciona há quatro anos para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança. Através de uma parceria, a empresa financia os projetos de desenvolvimento das atividades culturais promovidas na escola. E a realização de todas as ações vai continuar até, pelo menos, setembro do ano que vem, pois a empresa renovou a parceria com a escola.
“Boa parcela da sociedade já concluiu que precisamos investir na educação de crianças e jovens para construirmos uma geração de cidadãos amantes da vida, da cultura, da natureza, daquilo que é saudável. Mas concluir sem nada fazer, não contribui para a transformação, diferente da Concessionária Verdes Pampas – John Deere que por quatro anos vem apoiando um projeto de natureza cultural na nossa escola”, destaca a diretora da escola, Dóris Mareth.
A escola, que fica na Cohab Secchi, apresentou à empresa um projeto que promove o desenvolvimento de atividades culturais. Com isso, todos os meses são as crianças que até seis anos que frequentam a escola descobrem inúmeras possibilidades de lazer, de cultura, de trabalho, de produção. “Elas descobrem o mundo que está no seu entorno e, com o auxílio das professoras na escola, exploram as possibilidades que a vida lhes oferece”, salienta a diretora.
Para o próximo ano, estão previstas visitas ao teatro, ao cinema, a biblioteca, ao shopping, ao zoológico, ao haras e às indústrias e fábricas instaladas em Passo Fundo. “Com este projeto, além de vivenciar momentos especiais com personagens muito próximos das crianças, sejam eles o Papai Noel, o Coelho da Páscoa, o palhaço, elas podem conhecer melhor festas tradicionais da nossa região”, explica Dóris.
Segundo a diretora, o grande diferencial do projeto é a forma como cada uma das atividades é vivenciada. “O professor da EMEI O Mundo da Criança tem um papel extraordinário, qual seja o de auxiliar as crianças a construírem conhecimento acerca do tema que envolve a visita. Para nós educadores, o especial não é a ida ao haras, por exemplo, e sim todo o estudo que realizamos sobre aquele local. Dessa forma, as crianças descobrem sobre a vida dos animais, as profissões que atuam naquele local, a riqueza do meio ambiente preservado, a partilha do piquenique, o transporte que a leva e traz. Enfim, uma infinidade de conteúdos que eles constroem e reconstroem em cada momento de nosso projeto”, argumenta.

Redação/ON

Passeios, idas ao teatro, visitas ao cinema e diversas atividades culturais. É isso que uma parceria entre a Concessionária Verdes Pampas proporciona há quatro anos para os alunos da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança. Através de uma parceria, a empresa financia os projetos de desenvolvimento das atividades culturais promovidas na escola. E a realização de todas as ações vai continuar até, pelo menos, setembro do ano que vem, pois a empresa renovou a parceria com a escola.“Boa parcela da sociedade já concluiu que precisamos investir na educação de crianças e jovens para construirmos uma geração de cidadãos amantes da vida, da cultura, da natureza, daquilo que é saudável. Mas concluir sem nada fazer, não contribui para a transformação, diferente da Concessionária Verdes Pampas – John Deere que por quatro anos vem apoiando um projeto de natureza cultural na nossa escola”, destaca a diretora da escola, Dóris Mareth.A escola, que fica na Cohab Secchi, apresentou à empresa um projeto que promove o desenvolvimento de atividades culturais. Com isso, todos os meses são as crianças que até seis anos que frequentam a escola descobrem inúmeras possibilidades de lazer, de cultura, de trabalho, de produção. “Elas descobrem o mundo que está no seu entorno e, com o auxílio das professoras na escola, exploram as possibilidades que a vida lhes oferece”, salienta a diretora.Para o próximo ano, estão previstas visitas ao teatro, ao cinema, a biblioteca, ao shopping, ao zoológico, ao haras e às indústrias e fábricas instaladas em Passo Fundo. “Com este projeto, além de vivenciar momentos especiais com personagens muito próximos das crianças, sejam eles o Papai Noel, o Coelho da Páscoa, o palhaço, elas podem conhecer melhor festas tradicionais da nossa região”, explica Dóris.Segundo a diretora, o grande diferencial do projeto é a forma como cada uma das atividades é vivenciada. “O professor da EMEI O Mundo da Criança tem um papel extraordinário, qual seja o de auxiliar as crianças a construírem conhecimento acerca do tema que envolve a visita. Para nós educadores, o especial não é a ida ao haras, por exemplo, e sim todo o estudo que realizamos sobre aquele local. Dessa forma, as crianças descobrem sobre a vida dos animais, as profissões que atuam naquele local, a riqueza do meio ambiente preservado, a partilha do piquenique, o transporte que a leva e traz. Enfim, uma infinidade de conteúdos que eles constroem e reconstroem em cada momento de nosso projeto”, argumenta.

Gostou? Compartilhe