Entidades preparam surpresas para o Natal

Projeto que libera R$15 mil para a decoração de final de ano foi aprovado pela Câmara de Vereadores. O valor será usado na construção de uma árvore de mais de 10 metros de altura. Adereços feitos a partir de material reciclável, também devem enf

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON  

Até mesmo os que não simpatizam com as festas de final de ano devem se surpreender com as novidades que estão sendo preparadas para enfeitar a cidade nos próximos meses. Além dos tradicionais adornos natalinos nos principais bairros de Passo Fundo, uma árvore metálica construída no centro e estrelas feitas a partir de produtos recicláveis devem chamar a atenção dos passo-fundenses.

O projeto Passo Fundo Natal dos Presépios, desenvolvido por várias entidades da cidade, busca efetivar a construção de uma árvore de 12 metros e incentivar os moradores a montarem presépios. Nessa quarta-feira (3) o grupo esteve na Câmara de Vereadores, para obter apoio na aprovação do projeto que libera R$ 15 mil para a realização da decoração para o Natal. O projeto foi aprovado e o valor deverá ser utilizado para a construção de uma árvore de 12 metros de altura, que deve ser instalada na Praça Marechal Floriano.

Árvore de 12 metros
A árvore metálica em forma de cone de 12 metros de altura e três de diâmetro é uma das novidades deste ano. A concepção é do professor da Faculdade de Artes e Comunicação da UPF, Adilson Mesquita. Cerca de cem estrelas de mais ou menos um metro cada uma devem enfeitar a árvore, bem como luzes na planta. Ao lado da árvore, uma escada de 3,3 metros de altura servirá para apresentações. Segundo a presidente do Sincomércio, Sueli Morandini Marini, esta é uma maneira de oferecer a comunidade parte do espírito de Natal. Ainda, o projeto pretende incentivar que todos os espaços da cidade: lojas, hospitais, clínicas, bares – montem um presépio.

Bairros da cidade
Da mesma forma que já acontece em outros anos, a Associação Mais Moron vai enfeitar a rua. O presidente da entidade, Volmir Danielli, explica que cerca de 200 estrelas de um metro cada e outras de 70 centímetros vão decorar as quatro quadras principais da rua. Elas vão substituir as bolas vermelhas de plástico que eram penduradas em árvores. Uma fita dourada deve ser colocada de um lado a outro da Moron formando um túnel que dê a sensação iluminação. “Um presépio da associação deve ser colocado junto a árvore na praça. Queremos criar um ambiente agradável, seguro para que as pessoas entrem no clima de natal e pensem em presentear durante este data”, afirma.

Já a Associação Boqueirão Legal vai enfeitar as praças Antônio Moretti e Miguel Moretti com cerca de 70 mil garrafas pet. De acordo com o presidente do grupo, Carlos Alberto Damiani, o material, que iria para o lixo, foi recolhido pela comunidade e deve virar estrelas, renas, entre outros elementos que remetam ao período. A construção de presépios, a organização de mateadas e apresentações nas praças complementam os planos para o final de ano. Dia 18 de dezembro uma serenata natalina deve reunir cinco corais que se apresentam na praça Miguel Moretti. Este é o terceiro ano que a entidade realiza ações para o Natal.

Gostou? Compartilhe