Pare. Olhe. Atrevesse

Secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança confere fluxo de principais cruzamentos da cidade e conversa sobre estudos da prefeitura para o tráfego. Modificações podem começar a partir de 2011, paralelas a outras alterações em Passo Fu

Por
· 4 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

Passo Fundo é uma cidade que tem pouco mais de 180 mil habitantes* e a frota em circulação no município em setembro deste ano foi de 85.524 veículos**. Ou seja, cerca de um automóvel para cada dois habitantes.

A partir dessas informações, não é difícil concluir que alguns cruzamentos acabam engarrafando em momentos de intenso fluxo, dificultando a passagem de pedestres em vias que não há semáforos ou faixas de segurança.

Além disso, a falta de prudência de todas as pessoas que fazem parte do trânsito – condutores que estacionam em locais proibidos e pedestres que não respeitam a sinalização – intensifica os problemas.

O secretário de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança (STMUS), Ermindo Simonetti, convidado pela Redação ON, passeou por importantes vias da cidade para observar in loco os obstáculos de mobilidade de quem faze parte do trânsito passo-fundense. Simonetti também conversou sobre estudos que fazem parte de um projeto solicitado pela prefeitura municipal de Passo Fundo para buscar a adequação do trânsito.
* 181.299 habitantes em Passo Fundo. Dados prévios do Censo 2010
**Dados do Detran/RS


Semáforo na Avenida Brasil

Onde: Avenida Brasil, próximo a Prefeitura Municipal de Passo Fundo
Dificuldade: Cruzar a Avenida Brasil, já que o fluxo de veículos que vão do bairro Petrópolis em direção ao bairro Centro é constante  
Estudo de viabilidade/proposta: Semáforo em frente a prefeitura sentido Petrópolis/Centro

Uma observação empírica é capaz de enumerar entraves para cruzar a Avenida Brasil na altura da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. A sinaleira na rua Ângelo Preto facilita o cruzamento, já que impede o tráfego de veículos do centro em direção a rua Petrópolis. Entretanto, não existe nenhum mecanismo semafórico para parada dos veículos que vem do bairro Petrópolis em direção ao bairro Centro.

Simonetti enfatiza que as alterações no trânsito dependem da decisão do Poder Executivo para serem concretizadas. “Os projetos estão dentro de um cronograma da prefeitura e dependem da deliberação do senhor prefeito Airton Dipp para acontecer”, ressalta. Essas mudanças poderão acontecer simultaneamente a outros projetos referentes ao trânsito e transporte de Passo Fundo.


Semáforo e duas mãos

Onde: Sete de Setembro, General Osório e Coronel Chicuta
Dificuldade: cruzar as ruas, já que a General Osório tem duas mãos e a Avenida Sete de Setembro possui três pistas
Estudo de viabilidade/proposta: implementar duas mãos na Avenida Sete de Setembro na altura da rua Coronel Chicuta até a rua General Osório.

Faixa de segurança

Onde: General Canabarro e Avenida Presidente Vargas
Dificuldade: obstáculos para cruzar. Não há sinalização adequada
Proposta que pode ser viabilizada em curto prazo: faixa de segurança e acessibilidade

No momento da visita, Simonetti sugere a colocação de uma faixa de segurança, que indica onde os pedestres devem cruzar e facilitar a acessibilidade da rua para a calçada.

O titular da STMUS reconhece que o trânsito de Passo Fundo apresenta dificuldades para pedestres e motoristas, já que é uma cidade grande. Segundo ele, diminuir o intenso tráfego no centro pode ser uma solução.

Um estudo utilizado pela prefeitura municipal aponta que 70% dos veículos que passam pelo centro da cidade objetivam ir de um bairro para outro. “Dessa forma, a importância do anel viário, para desafogar o centro da cidade e viabilizar trajetos”, diz.
Já o coordenador de transporte avalia que a principal dificuldade do trânsito é a falta de respeito à sinalização, especialmente por parte do condutor.

Projetos para Passo Fundo
Os estudos de alterações citados pelo secretário Simonetti fazem parte de um planejamento maior da prefeitura que englobam outros projetos previstos para Passo Fundo.

O vice-prefeito e secretário de Planejamento (Seplan), Rene Cecconello esclarece que as licitações para dar início ao projeto do Anel Viário e ao acesso a um distrito, dos três distritos, de Passo Fundo (Boa Vista, São Roque e Bom Recreio) deve começar ainda este ano.

A estruturação do anel viário pretende desafogar o fluxo de veículos no centro da cidade, melhorando sinalização, trocando mãos de vias e seguindo com a rua Eduardo de Britto pelo ao antigo Quartel do Exército.
Os recursos para os projetos são provenientes do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento). No dia 16 de julho o prefeito Airton Dipp assinou um contrato de financiamento com o banco para a execução de obras dentro do programa Pró-Cidades. O empréstimo é para obras que serão realizadas no município nos próximos quatro anos. O valor equivale a R$40 milhões, sendo que 50% é para as obras referentes ao tráfego. “Gostaríamos de fazer antes, mas cada real de empréstimo também é um real que a prefeitura coloca, porque metade é financiamento e metade é recurso próprio. Em no máximo quatro anos isso estará tudo feito”, sinaliza Cecconello.
O desembolso do dinheiro acontece na medida em que as obras vão sendo feitas.  

Trânsito
Outro projeto para a cidade é a modernização semafórica para que as sinaleiras estejam sincronizados independente de faltar energia no município e que elas possam ser controlados a distância, caso algum semáforo precise permanecer fechado em virtude de um acidente ou mais tempo aberto em razão do movimento intensificado de veículos.  

Os edital de licitação para a execução de dois módulos, dos quatro, do anel viário e a obra do acesso ao distrito de Boa Vista devem estar publicadas até o final do ano e devem começar em 2011.

Gostou? Compartilhe