Tempo volta a ficar firme no final de semana

Sábado ainda amanhece com formação de nuvens, mas no domingo tempo deve melhorar

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Apesar do vento e das nuvens terem indicado que a chuva estava por vir, já nas primeiras horas da manhã, a quantidade não foi significativa, apenas 2 milímetros foram registrados até as 15 horas de sexta-feira (5). A média para o mês de novembro é de 141,4 milímetros. As informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo.

Segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, na quinta-feira (4), às 10h, foi registrada a temperatura mais alta da primavera, quando os termômetros marcaram 31,5ºC. Mas a nebulosidade que chegou na manhã de sexta-feira fez a temperatura máxima cair aos 24ºC, registrada às 11h.

Mas a nebulosidade e a instabilidade devem deixar a região já a partir de sábado (6), fazendo com que o final de semana seja de tempo seco. “O sábado se inicia com formação de nevoeiro ou até mesmo garoa, mas melhorando no decorrer do período”, comenta Sampaio. As temperaturas máximas e mínimas é que devem ficar um pouco abaixo dos dias anteriores, pois a previsão é de mínima em 11ºC e máxima em 21ºC

O domingo (7) amanhece com céu claro a parcialmente nublado, com temperaturas entre 12ºC e 23ºC e em ligeira elevação. Isso faz com que a segunda-feira (8) seja de temperaturas entre 14ºC e 30ºC, com céu claro a parcialmente nublado. “Já na terça-feira (9) aumenta a nebulosidade durante o dia e podem ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas. O dia será abafado, com temperatura mínima de 15ºC e máxima de 32ºC”, destaca o observador.

A nebulosidade termina com a entrada de um ar frio e seco na quarta-feira (10), que deve fazer as temperaturas cair novamente, ficando entre 14ºC de mínima e 20ºC de máxima. “E na quinta-feira (11), mesmo depois de termos temperaturas de mais de 30ºC, voltaremos a ter a possibilidade de temperatura abaixo dos 10ºC. Isso, porque a previsão é de mínima de 9ºC e máxima de 20ºC”, salienta Sampaio.

Chuvas

Em outubro choveu 144 milímetros, o que representa 86% da média histórica de 167,1 milímetros, mostrando os efeitos previstos no primeiro mês de La Niña. A tendência é de que chuvas abaixo da média também sejam uma característica do mês de novembro. “Até agora, no ano, choveu a quantidade de 1.410 milímetros, o que representa 79% da média esperada. Se tivermos pouca chuva em novembro, a situação pode se configurar em déficit hídrico”, ressalta Sampaio.

Previsão

Sábado, 6 de novembro
Dia amanhece com nevoeiro ou garoa, mas melhora no decorrer do período
Mínima: 11ºC
Máxima: 21ºC

Domingo, 7 de novembro

Céu claro a parcialmente nublado
Mínima: 12ºC
Máxima: 23ºC

Segunda-feira, 8 de novembro
Céu claro a parcialmente nublado
Mínima: 14ºC
Máxima: 30ºC

Terça-feira, 9 de novembro
Aumenta a nebulosidade durante o dia e podem ocorrer pancadas de chuva em áreas isoladas
Mínima: 15ºC
Máxima: 32ºC

Quarta-feira, 10 de novembro
Entrada de um ar frio e seco
Mínima: 14ºC
Máxima: 20ºC

Gostou? Compartilhe