Segundo ON
Com frases como “o Brasil é um país esquizofrênico!”, “não acredito que vocês, passo-fundenses, deixaram que se perdesse um time e um estádio como o do Gaúcho!” e “entre os tipos de governo sou mais adepto da monarquia, desde que, claro, eu seja o rei!”, Eduardo Bueno fez sua 1h de palestra passar voando no palco da 24ª Feira do Livro de Passo Fundo. Ao jogar com assuntos de todos os tempos e das mais diversas dimensões geográficas, criou uma espiral quase sem fôlego de exaltações, ensinamentos e boas risadas. Metido a piadista (e dos bons), Peninha demonstrou em vários momentos a lucidez, a coerência e o esclarecimento que só alguém que conhece profundamente a história do Brasil consegue ter a respeito da realidade atual. “É piegas e repetitivo, mas tenho que dizer: um povo que não conhece a própria história está fadado a repeti-la, e eu é que não quero viver tudo aquilo outra vez”, começou.
Sem medo de se posicionar, afirmou que hoje o Brasil está mais maduro do que nunca, graças a Lula. “Sou um dos seus maiores críticos, mas não importa se você gosta da pessoa dele ou não. Lula foi o primeiro presidente da história do país que veio da classe trabalhadora, e não da elite, e isso faz toda diferença”, explicou. Conhecedor não apenas da história do Brasil, mas também de música – falou de sua paixão por Bob Dylan – e literatura – a famosa tradução de On the road foi um dos temas da palestra -, Peninha ainda declarou com veemência: “Admito que sou um apaixonado por futebol”, aproveitando para brincar com o fato dos muitos gremistas (como ele) na plateia, e alguns poucos colorados, “muito corajosos de aparecerem por ali”.
Acidamente crítico, definiu a situação do futebol passo-fundense como um claro exemplo de uma população que não exerce seu direito de cidadão. “O Gaúcho é um patrimônio histórico do estado, é um absurdo estar nessa situação”, reclamou. Após a palestra, atendeu a uma interminável fila de fãs em busca de apenas um autógrafo. Deu mais: conversador por natureza, trocou ideias com todo mundo, posou para fotos e foi embora depois de quase duas horas deixando para Passo Fundo a sensação de que esse patrono, sim, valeu a pena.
Agenda da Feira
Segunda-feira, 8
10h - Atividade Física Sesc
10h30 min – Marilena Rosa Ramos “Lelene”
Palestra: O Elefante Trombinha
14h - Contação de Histórias Rodrigo Calistro (Palco do SESI)
14h30min – Pró-Arte – A arte de fazer arte – SME – Coral das Escolas Municipais
14h45min – Pró-Arte – A arte de fazer arte – Inter Artístico Especial – EMEF Guaracy Barroso Marinho
15h - Dança da Escola de Educação Infantil Santa Terezinha
15h15min - Dança da Escola de Educação Infantil Estrela Guia
15h30min - Marilena Rosa Ramos - “Lelene”
Palestra: O Elefante Trombinha
16h30min – Apresentação de Dança do Centro de Referência da Criança e do Adolescente – AABB Comunidade
17h Espetáculo teatral infantil Uxa – Ora fada, ora bruxa – Clube Sesc Maturidade Ativa
17h30min – Escola Menino Jesus ND – Fundamental II -Dança Moderna
18h - Coral Notre Dame
18h30min - Coral Universitário UPF
19h – Grupo Musical do Colégio Tiradentes
19h30min – Uili Bergamin
Palestra: O Saber na Era Tecnológica
20h30min – Ironi Andrade
Palestra: A Leitura na Vida do Pinguinho
Sessão de autógrafos do dia:
Uili Bergamin - 20h30
Marilena Rosa Ramos - 11h30 e 16h30