Equipamento que desobstrui rede de esgoto entra em funcionamento

Equipamentos são compostos por duas bombas para desobstruir as redes coletoras de esgoto. Passo Fundo recebeu um caminhão semana passada e deve adquirir o próximo no primeiro semestre de 2011

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

A região do Planalto é a segunda do Rio Grande do Sul a receber caminhão com equipamento para manutenção e desobstrução do esgoto. A Corsan, que atende cerca de 2/3 dos gaúchos, está adquirindo 13 caminhões para atender o Estado. Os veículos, avaliados em R$280 mil cada um, são equipados com tanque com dois compartimentos, um com bomba de hidrojateamento de alta pressão e outro com sistema de sucção a alto vácuo. As entregas estão sendo gradativas. Na semana passada, Passo Fundo recebeu um caminhão que deve atender a cidade e a região.
Antes, a limpeza da rede de esgoto era feita através de varetas que eram acopladas e colocadas na rede. Através de uma manivela, elas giravam até encontrar e desobstruir o canal. Com a aquisição do caminhão, as varetas são substituídas pelas bombas. “O serviço fica mais eficiente e a comunidade ganha com isso”, avalia o funcionário da Corsan, Luiz Carlos Guerreiro, 40 anos, que há 10 anos trabalha na empresa. De acordo com o engenheiro e coordenador operacional da Corsan de Passo Fundo, Aldomir Antônio Santi, além da agilidade, os funcionário não se expõem ao esgoto. “Eficiência e preservação das equipes de trabalho”, comenta.  

Manutenção
Na quinta-feira (4), a empresa iniciou o serviço de manutenção na rede local. O trabalho foi feito ontem na rua Quinze de Novembro. “Aqui não tem problema, mas vamos jatear a rede para remover qualquer obstrução”, explica. O trabalho deve ser contínuo e permanente no município. Os veículos foram adquiridos através de licitação, modalidade pregão eletrônico. Em 2011, Passo Fundo ganha outro caminhão para atender os novos contratos da Corsan, que devem ser assinados nos próximos meses com cidades da região: Erechim, Carazinho, Palmeira das Missões e Frederico Westphalen são algumas delas. O próximo veículo vai atender as demandas já existentes e prevê a ampliação dos serviços, tendo em vista as obras de esgotamento sanitário do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) que estão em andamento.  

Caminhões
Os caminhões são equipados com um tanque com dois compartimentos e bombas. A mangueira de hidrojateamento é de 100m de comprimento e 32mm de diâmetro. Ela tem um jato na ponta e é autopropulsora, ou seja, é capaz de locomover-se sozinha. Já a outra mangueira, é composta por um sistema de sucção a alto vácuo. Tem 10m de comprimento e 100 mm de diâmetro.

Gostou? Compartilhe