Seminário discutiu agroenergia e redução nas emissões de carbono

Para público seleto de técnicos, produtores e pesquisadores, quatro palestrantes falaram sobre os rumos da agroenergia no Brasil e seu papel no Programa de Agricultura de Baixa Emissão de Carbono

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daiane Colla/ON

Na manhã de segunda-feira (8), no auditório do Hospital Veterinário da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da UPF, se desenhou novamente o futuro da agroenergia no país e a importância de neutralização dos gases de efeito estufa na atmosfera.

Um público composto por técnicos, produtores e pesquisadores ouviu quatro palestras mediadas pelo consultor e palestrante Elmar Floss, que lançaram novas perspectivas sobre o futuro do agronegócio nacional. Na oportunidade foram destacados os programas do governo federal para incentivo na mitigação dos gases de efeito estufa no país, bem como os novos investimentos em energias renováveis.

O presidente do Grupo Editorial O Nacional, Múcio de Castro Filho salientou o papel do grupo em promover eventos desse porte. “Estamos cumprindo nosso papel de veículo de comunicação comprometido com o desenvolvimento regional, promovendo eventos desse porte e ampliando a discussão de temas atuais”.

Segundo o chefe-adjunto administrativo da Embrapa Trigo, Osvaldo Vasconcelos Vieira faz parte de uma das missões da empresa de pesquisa a realização de eventos que se propõem a discutir novas tecnologias e perspectivas para a agropecuária nacional.

O reitor da UPF, José Carlos Carles de Souza, lembrou que a UPF também está comprometida com o desenvolvimento regional e nada mais correto do que realizar um evento voltado para a agricultura nacional, nas dependências da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. “Estamos comprometidos com esse crescimento e queremos continuar apoiando eventos desse tipo”, frisou.

O vereador Rui Lorenzato, representando a Câmara de Vereadores, elogiou a iniciativa destacando a importância desses novos processos para o desenvolvimento sustentável da agricultura. “O poder Legislativo é apoiador constante dessas iniciativas que visam o crescimento e desenvolvimento do produtor”, disse.

O prefeito Aiton Dipp elogiou a atuação do jornal que aproveitou temas relevantes e com incentivos federais para realização de mais um seminário. “Parabenizamos o Grupo Editorial O Nacional que através desse seminário busca alternativas de fomento ao desenvolvimento. Estamos a procura de crescimento, respeitando o meio ambiente e buscando novas fontes de energia renovável”, disse.

Ao final do evento, o presidente da Petrobras Biocombustível, Miguel Rossetto, também elogiou a iniciativa de O Nacional, frisando que o jornal assumiu um papel de vanguarda

O seminário

Os temas agroenergia e emissão de gases de efeito estufa tornam-se relevantes em um país agrícola, onde o governo federal tem investido em um largo plano de energias renováveis e de baixa emissão de carbono. O 2° Seminário Agroenergia e Desenvolvimento rural se propôs a discutir o papel da agroenergia no desenvolvimento rural do estado e também a sua inserção no programa de agricultura de baixa emissão de carbono. O evento buscou ainda conscientizar o público em geral sobre a importância das diferentes plataformas de agronergia brasileira e seu papel no desenvolvimento social, econômico e ambiental.

O 2° Seminário Agroenergia e Desenvolvimento Rural foi uma realização do Grupo Editorial O Nacional e Embrapa Trigo, com patrocínio da Petrobras, Prefeitura Municipal de Passo Fundo, UPF (ou Universidade de Passo Fundo não sei como vocês costumam usar) e BSBIOS. O evento contou ainda com o apoio da Emater/Ascar, Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul, Grupo Creluz e Ministério da Ciência e Tecnologia.

Gostou? Compartilhe