Clarissa Ganzer/ON
Os estudantes do Colégio Tiradentes da Brigada Militar de Passo Fundo obtiveram o 6° lugar no Estado, segundo dados do Saers (Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar do Rio Grande do Sul). O Saers avalia as escolas da rede pública estadual, urbanas e rurais, independentemente do número de alunos. As redes municipais e particulares cujas mantenedoras aderirem ao sistema.
No ano passado, os estudantes do 1° ano do ensino médio prestaram a prova, que contempla as disciplinas de português e matemática. Eles atingiram 300,61 pontos em português e 329,13 pontos em matemática, sendo que a pontuação máxima da avaliação é de 500 pontos. Neste ano, o Saers começou a ser realizado na segunda-feira (8) nas 2,6 mil escolas estaduais, além de 72 redes municipais, 30 instituições particulares e o Colégio Militar de Porto Alegre (federal). A avaliação segue até quinta-feira (11).
Diferencial
O comandante do colégio, Major André Idalmir Savian Juliani, orgulha-se pelo resultado de um ano de trabalho, já que a escola começou a receber alunos em 2009. “Ficamos em 1° lugar da 7° CRE (Coordenadoria Regional de Educação) e agora essa pontuação. Acredito que Passo Fundo nunca tinha estado entre os 50 melhores do Estado”, comenta. A 7° CRE abrange 122 escolas.
De acordo com o major, a instituição “não é melhor, nem pior que outros colégios, mas tem algumas diferenças”. A disciplina, a experiência, o convívio com a BM e o incentivo ao estudo são apontados por ele como diferenciais. Os alunos com as melhores notas e médias, que se destacam em algum esporte ou que são mais disciplinados recebem medalhas e outras condecorações para estimular o empenho na educação.
Os 166 alunos têm regras específicas quanto ao uso do uniforme e a pontualidade. O interesse por trabalhos voluntários e por auxiliar os professores também são analisados. São três uniformes obrigatórios: convencional, de gala (usado em desfiles) e ainda um para educação física e atividades extraclasse. As aulas acontecem pela manhã e a tarde de segunda a sexta-feira. As quintas e sextas-feiras a tarde são dedicadas a prática esportiva e a atividades extracurriculares. Os esportes abrangem futebol, vôlei, basquete, handebol, natação, equitação e atletismo. Já o trabalho extracurricular abrange atividades socais e de línguas estrangeiras. Fazem parte das atividades socais a banda de música, oficina de inclusão digital, Tiradentes ambiental, Tiradentes social e Tiradentes educação para o trânsito. Além da língua inglesa e espanhola que faz parte da atividade curricular, os alunos ainda têm aulas de conversação de inglês e de língua japonesa. “Nas atividades extracurriculares, os professores são todos policiais militares, exceto na matéria de língua japonesa”, complementa o major. O 1° ano do ensino médio tem 101 alunos divididos em três turmas. O 2° ano do ensino médio tem 65 alunos separados também em três turmas.
Compensação
A rotina extenuante traz muitas recompensas. Para a aluna do 2° ano do ensino médio, que prestou a prova do Saers em 2009, Bibiana da Rosa Pereira, 15 anos, por mais que as ações durante o período letivo exijam mais tempo dos estudantes, a boa colocação em avaliações vale o esforço. “Eu gosto bastante. No dia a dia é cansativo, mas é compensador. Muitas pessoas têm admiração pelo nosso colégio”, opina. A disciplina, a não falta de professores e alguns livros distintos em relação a outras instituições são as características que diferem o colégio.
Quero entrar no Colégio Tiradentes da BM de PF?
As inscrições foram prorrogadas e vão até sexta-feira (12). Para ingressar na escola é preciso passar por três provas: exame intelectual (exame com 25 questões de português e 25 de matemática. Prova classificatória); exame físico (prova eliminatória) e exame de saúde. Das 90 vagas disponíveis 30 são destinadas a filhos de militares. Mais informações: (54) 3312-2293 ou (54) 3312-5334.