Glenda Mendes/ON
Desde as primeiras horas da manhã o tempo se armou e quem olhava para o céu esperava muita chuva. Mas até o meio da tarde apenas 0,6 milímetros foram registrados pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet, segundo informou o observador meteorológico Ivengdonei Sampaio. Entretanto, os fortes ventos deixaram para trás alguns estragos, como aconteceu no município de Mato Castelhano, onde a prefeitura foi chamada para auxiliar moradores da localidade de Rio do Peixe, em que foram verificados destelhamentos.
Em Passo Fundo, os ventos ficaram entre 86 km/h a 90 km/h em alguns pontos da cidade. Foi essa ventania a responsável pelo destelhamento de uma casa no bairro Schisler, onde uma equipe da Secretaria Municipal de Obras prestou atendimento. Porém, mesmo pouca, a chuva causou queda na temperatura. O termômetro que marcava 30ºC às 10h, marcou 18ºC por volta das 16h, de acordo com Sampaio. Já os ventos deixaram cerca de dois mil clientes temporariamente sem energia elétrica durante o dia em Passo Fundo e 58 mil no Estado.
Para hoje (10), segue a previsão de queda na temperatura, que deve ficar entre a mínima de 11ºC e a máxima de 20ºC. Contudo, “a entrada de um ar frio e seco deve fazer com que o sol predomine, apesar da possibilidade do dia amanhecer com garoa ou nevoeiro”, comenta Sampaio. Já na quinta-feira (11) o dia amanhece com céu claro a parcialmente nublado e as temperaturas ficam entre 9ºC de mínima e 22ºC de máxima. A sexta-feira (12) será de céu claro a parcialmente nublado, com mínima de 11ºC e máxima de 23ºC. Para o feriadão, a previsão é de tempo bom e temperaturas em elevação, podendo novamente as máximas chegarem ou ultrapassarem os 30ºC.