Daniela Wiethölter/ON
Por dia cerca de 10 reclamações de estacionamento irregular chegam a Guarda Municipal de Trânsito. De acordo com o coordenador da Guarda, César Variza, o órgão vem agindo para coibir que motoristas estacionem em locais proibidos, mas a grande maioria das infrações chega através de denúncias por telefone. “Recebemos uma média de 300 ligações por mês, mas nem todas se revertem em multas, pois nem sempre o agente de trânsito consegue flagrar a infração”, relatou.
Nas principais ruas e avenidas da cidade, diariamente, é comum verificar veículos parados sobre faixas de pedestres, em cima de calçadas, em filas duplas ou mesmo perto das placas de sinalização que indicam a ilegalidade. Os carros estacionados indevidamente provocam indignação aos pedestres que precisam das calçadas para caminhar, das empresas que precisam utilizar os espaços destinados para carga e descarga e ainda de entidades, como o Conselho Tutelar, que possui vagas exclusivas próximas a antiga Prefeitura.
Para o coordenador a grande incidência de reclamações mostra o comportamento do motorista no trânsito. “Não é falta de educação porque as pessoas sabem da restrição, mas sim de falta de consciência de que o local tem prioridade para outros veículos”, afirmou. A
Denúncias
A Guarda Municipal de Trânsito recebe denúncias de infrações de trânsito 24 horas por dia pelo telefone 3311-1195. Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o motorista que for flagrado será responderá por uma infração leve, que prevê perda de três pontos na Carteira de Habilitação, além de multa de R$ 53.
Estacionamento irregular é causa de 10 reclamações diárias
· 1 min de leitura