Daniela Wiethölter/ON
Até a próxima semana o IBGE segue em Passo Fundo com a coleta de informações para o Censo 2010. Faltando pouco menos de 1% dos domicílios para contabilizar, a expectativa é entrevistar ainda cerca de mil residências em que os moradores estavam ausentes no momento da visita. No dia 29 de novembro, o IBGE deve divulgar dados oficiais do município e do país.
Segundo o coordenador do IBGE de Passo Fundo, Jorge Bilhar, cerca de 10 recenseadores tiveram seus contratos renovados para finalizar as entrevistas nos domicílios fechados. “A grande maioria são de apartamentos do centro da cidade”, disse Bilhar. Neste feriadão o trabalho será intensificado para reduzir o índice de domicílios fechados. “Estamos acima do parâmetro técnico do IBGE, que trabalha com abstenção de até 3% do total dos domicílios, mas nós queremos tentar chegar próximo total”, disse. Durante os próximos dias os moradores que ainda não receberam a visita do IBGE podem agendar a entrevista através do internet ou pelo telefone. Já a pesquisa pela internet foi encerrada no dia 15 de outubro. “Para participar do Censo somente presencialmente”, afirmou o coordenador.
Agendamento
Os moradores que ainda não responderam um dos questionários do Censo 2010 podem agendar a entrevista com um recenseador até o próximo dia 22 de novembro. A entrevista é realizada através de dois questionários, um mais breve e outro mais extenso, mas que no máximo podem durar 25 minutos. Para solicitar a visita, o morador deve ligar para o número 3313-8831 ou 3313-8877. Pela internet, o cidadão também pode agendar a visita através do site http://www.censo2010.ibge.gov.br/cadastro_nao_recenseado.php. O IBGE tem 72 horas para aplicar o questionário após o cadastro. O agendamento também pode ser realizado presencialmente na sede do IBGE, na Avenida Presidente Vargas, nº 100.