Clarissa Ganzer/ON
“Querido Papai Noel...” assim - cheias de expectativas e carinho - começam as cartas que são encaminhadas aos Correios de Passo Fundo para serem adotadas através da campanha Papai Noel dos Correios. Este ano, o projeto vai sofrer algumas mudanças, conforme explica o coordenador da campanha Papai Noel dos Correios de Passo Fundo e região, Clair Antônio Zanotto. Diferente de edições anteriores, durante este Natal, as cartas que ficarão disponíveis para a comunidade apadrinhar serão de aproximadamente 500 alunos de sete escolas municipais da cidade, de zero a dez anos ou cursando até a 4° série do ensino fundamental. “Agora, não adianta trazer as cartas aqui no Correio. Elas não vão ser entregues para a comunidade apadrinhar”, salienta Zanotto.
Compromisso
Ainda, o coordenador afirma que cada pessoa pode escolher o número de cartas que quiser, entretanto, deve assumir o compromisso com as crianças. “A pessoa pega a carta e esquece e esta criança não vai ganhar nada, vai ficar sem presente”, frisa.
Quero adotar uma cartinha
Para adotar uma cartinha e presentear uma criança neste Natal, você deve ir até uma Agência dos Correios de sua cidade do dia 29 de novembro até dia 11 de dezembro, das 9h às 17h30. Lá, você escolhe a carta que mais gostar. Compra e embala os presentes solicitados pela criança. E depois os entrega à Agência dos Correios. Pronto!
No ano passado
Em 2009, em todo o país, foram postados quase dois milhões de cartas ao Papai Noel. Desse total, por meio da campanha, foram entregues 413.602 presentes. No ano passado, no Rio Grande do Sul, foram cadastradas no projeto mais de 45 mil cartas sendo 27.516 atendidas pelos padrinhos gaúchos. A campanha Papai Noel dos Correios acontece há mais de 20 anos em todo o país.
Critérios da campanha para as escolas
Durante o projeto, são selecionadas:
Cartas enviadas no período de 05/11/2010 a 01/12/2010.
Cartas encaminhadas por alunos matriculados em escolas municipais que estejam localizadas em áreas de vulnerabilidade social (definidas pelos Correios e respectivas Secretarias de Educação);
Cartas de crianças que estejam cursando até a última série da 1 etapa do ensino fundamental (até a 4 série)
Uma carta por criança;
Cartas manuscritas que indiquem condição socioeconômica familiar de vulnerabilidade social;
Cartas com pedidos de brinquedos, material escolar, roupas ou calçados;
Escolas que participam da campanha em Passo Fundo:
Escola Lions Clube Passo Fundo - Rua Parobe 86 - Loteamento Nova Estação
Escola Marcelino Bortolin - Entroncamento da BR 285 com a RS 324
Escola Fadinha - Rua Paulino Pavan - s/n - Donária
Escola Jardim do Sol - Rua Afonso Pena s/n - Petrópolis
Escola Margarida - Rua Pantaleão Bolner s/n - Zachia
Escola Padre Zezinho - Rua Judith Franciosi 130 - Entre Rios
Escola Tio Patinhas - Rua Padre Geraldo 110 - Vila Jardim
Padrinhos (e ajudantes) mágicos
Disseminar o encantamento natalino por meio da campanha só é possível com ajuda dos 109 mil empregados dos Correios e da sociedade brasileira. Interessados em contribuir podem participar atuando como ajudantes ou padrinhos.
-Os ajudantes do Papai Noel são as pessoas interessadas em apoiar no cadastramento das cartas e atendimento dos padrinhos.
-Os padrinhos são aqueles que “adotam” uma cartinha, providenciando o presente solicitado pela criança. Mais informações sobre como participar podem ser obtidas no hotsite da campanha www.correios.com.br/papainoelcorreios2010
Adote uma cartinha
· 2 min de leitura