82 Anos de Escotismo em Passo Fundo

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

O Grupo Escoteiro Guaranis completa, nesta sexta-feira, 19, 82 anos de atividades. Fundado em 1928 pela professora Eulina Bernardes Braga, é o terceiro grupo mais antigo em atividade no Rio Grande do Sul. Nesses 82 anos de história, muitos passo-fundenses já passaram pelo Grupo Guaranis, entre eles pessoas de destaque em nossa comunidade que levaram os preceitos do Movimento Escoteiro para sua vida familiar e social. Atualmente, o grupo é formado por 70 membros entre crianças e jovens dos sete aos 21 anos, e adultos voluntários. As atividades são realizadas aos sábados à tarde, na Praça Antonino Xavier.

A diretora-presidente, Geni Zulian, afirma que no seu aniversário de 82 anos o Grupo Escoteiro Guaranis tem muito a comemorar, pois o resultado do trabalho e planejamento dos últimos anos tem se refletido positivamente em 2010, através das conquistas obtidas em grupo e individualmente por seus jovens. “Em 2010 o Guaranis foi certificado como Grupo Padrão, Grau Ouro, pela União dos Escoteiros do Brasil (UEB), certificação que garante a qualidade do grupo tanto administrativamente quanto na aplicação do Método Escoteiro. Além disso, foram conquistados e entregues distintivos especiais de grau máximo para quatro de nossos jovens”, ressalta Geni.

O diretor-financeiro do Grupo, Claudir da Silva, destaca que em 2011 o Grupo Escoteiro Guaranis tem como meta, além de prosseguir com a certificação de qualidade, “difundir entre a comunidade, empresariado e poder público os benefícios que o escotismo traz aos nossos jovens e a sociedade como um todo”. No próximo ano, o Guaranis também sediará uma importante atividade escoteira, o Festival Cultural Escoteiro, em sua 11ª edição. O evento será realizado pela primeira vez em Passo Fundo, no mês de agosto, e reunirá escoteiros de toda região do Planalto Médio e Alto Uruguai.

Gostou? Compartilhe