Daniela Wiethölter/ON
Até o final do mês, uma equipe de 20 agentes da vigilância ambiental do município pretende exterminar qualquer ambiente com potencial foco dos mosquitos transmissores da Dengue em oito bairros da cidade. O mutirão vai visitar as residências, passando informações sobre a importância da prevenção e ainda auxiliar no recolhimento de lixo com potencial para reprodução dos mosquitos, como pneus, recipientes, garrafas, sacolas plásticas e outros.
Conforme a supervisora da equipe da dengue, Viviane Mello, é a primeira vez que o município promove o mutirão. “Vamos intensificar o trabalho de prevenção e orientação para evitar que apareçam as primeiras larvas”, explicou. A primeira ação aconteceu na manhã desta quarta-feira (17) no bairro Santa Marta, onde os agentes visitaram residências e recolheram diversos tipos de materiais compatíveis com criadores de mosquitos.
Controle
Além da ação preventiva nos bairros, outra equipe de 20 agentes trabalha na monitoração das armadilhas e pontos estratégicos mantidos pelo setor de Vigilância Sanitária. Atualmente são 286 armadilhas que passam pelo controle dos agentes. “Nós monitoramos os recipientes com água parada em locais estratégicos, de onde são colhidas as larvas que se desenvolvem para posterior análise”, relatou a bióloga. Foi dessa forma que nos últimos três anos, pelo menos, foram detectados os focos. O trabalho é mantido durante todo o ano, mas com a meta de ampliar o número de armadilhas no verão, quando o calor e o aumento do volume de chuvas propiciam a proliferação do mosquito. "O nosso trabalho acontece durante todo o ano, com visitas diárias aos imóveis, orientando a população das medidas preventivas e as visitas em armadilhas e pontos estratégicos," explicou.
Além deste trabalho, a cada quinze dias, os agentes realizam visitas nos 281 pontos estratégicos considerados suscetíveis ao desenvolvimento de larvas do mosquito da dengue, como borracharias, cemitérios, transportadoras, oficinas e supermercados.
Dicas
De acordo com a bióloga, algumas dicas são importantes: verificar se as caixas d'água estão bem vedadas, colocar água para os animais uma vez pela manhã e uma vez à tarde e eliminar todo e qualquer depósito de água parada, desde uma tampinha de garrafa até uma piscina não tratada.
Confira a programação:
Até o dia 30 de novembro os agentes de endemias pretendem visitar as residências de oito bairros da cidade:
18/11 (quinta-feira): Santa Marta
19/11 (sexta-feira): Donária
22/11 (segunda-feira): Jaboticabal
23/11 (terça-feira): Ipiranga
24/11 (quarta-feira): Schisler
25/11 (quinta-feira): Victor Issler
26/11 (sexta-feira): Záquia
29 e 30/11 (segunda-feira): Bom Jesus
Dia D contra a Dengue
Neste sábado (20), a Vigilância Ambiental promove uma série de atividades na Praça Marechal Floriano com o objetivo de estimular a população a eliminar os locais de água parada, onde o mosquito transmissor se multiplica. Conforme Viviane, a programação inclui atividades de recreação, dicas de prevenção e ainda uma mostra de larvas do mosquito. O dia D contra a Dengue acontece das 8h às 17h.
Ações preventivas no RS
Com mais de 4,7 mil casos notificados como suspeitos de dengue no Estado em 2010 e 756 confirmados como autóctones (quando a doença é contraída dentro do Estado), o governo também já intensificou o combate ao mosquito. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, neste ano foi confirmado a circulação do vírus na capital e um surto da doença na região Noroeste.