Daniela Wiethölter/ON
Uma das novidades da sexta edição da Expoacisa é a setorização das empresas e indústrias participantes. O evento abre hoje e segue até domingo (21) no Bourbon Shopping com a participação de mais de 80 empresários locais, associados da Acisa e da Ampip (Associação das Micro e Pequenas Indústrias de Passo Fundo). Em quatro ilhas estarão dispostos os segmentos de saúde, tecnologia de informação, vestuário e de fomento empresarial.
Segundo o coordenador geral da Expoacisa, Gilberto Vargas, a organização da feira em setores facilita e otimiza as visitas do público. "A diversidade de áreas no evento nos levou a concentrar empresas de um mesmo segmento de atuação em um único espaço. Com isso, agilizamos o contato entre expositores e compradores", explicou.
* Saúde
Na ilha de saúde, dez empresas, entre hospitais, clínicas e prestadores de serviços vão expor o que há de mais novo em produtos, equipamentos e tecnologias para o setor. O Hospital São Vicente de Paulo vai enfocar a doação de órgãos. Com a presença de profissionais especializados e informações em cartazes e fôlderes, a instituição irá chamar atenção para a doação como o gesto que salva vidas. Durante o evento, o hospital também disponibilizará serviços de saúde, como verificação de pressão arterial, teste de glicemia e orientações que serão realizadas por professores e alunos do curso de Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Profissional São Vicente.
* Fomento empresarial
Com a participação da Secretaria de Desenvolvimento, Sebrae, Sindicato dos Contabilistas e do Programa Gaúcho da Qualidade e Produtividade, na ilha de fomento empresarial os visitantes poderão esclarecer dúvidas de como abrir ou formalizar empresas. O coordenador explicou que o objetivo é facilitar e incentivar os empresários a formalizar os seus negócios. "Vamos mostrar como montar um contrato social, um projeto e como conseguir um financiamento", relatou.
* Vestuário
Oito indústrias do setor de vestuário vão inovar nesta edição da feira, trazendo novidades do setor, desfiles e uma rodada de negócios para incentivar o comércio local a investir na produção local. A organização teve o apoio do Sebrae e do curso de Design de Moda da UPF. A rodada de negócios acontece no sábado, às 14h, e os desfiles a partir das 18h.
* Tecnologia da informação
O setor de tecnologia da informação contará com dez participantes, entre eles a empresa Afirmação Softwares Empresariais, que apresenta um novo software de gerenciamento comercial.
Vitrine para a micro e pequena empresa
Entre os mais de 80 expositores desta edição, a grande participação das micro e pequenas empresas está entre os destaques. Segundo o presidente da Ampip, Glademir Bernardelli, 20 associados estarão expondo suas empresas durante o evento. "A Expoacisa é uma feira de negócios muito importante para as micros e pequenas indústrias associadas à Ampip, pois é a oportunidade que os empresários tem de mostrar para a comunidade de Passo Fundo e região o que se produz aqui, e principalmente a qualidade dos nossos produtos", explicou. O empresário Cesar Lopes, proprietário da Meclo Ferramentas, é um dos mais otimistas entre os expositores. Participante desde a primeira edição, ele contou que a feira é uma excelente vitrine para expor seu negócio. "Eu não participo só para vender, mas sim para mostrar a diversidade dos meus produtos e a história da minha empresa", relatou.
Bilhetagem eletrônica
Um dos grandes atrativos do estande da Coleurb será a demonstração do sistema de bilhetagem eletrônica, por meio de um simulador que, em breve, estará operando no ônibus de Passo Fundo.
Programação
Local: salão de eventos do Bourbon Shopping
* 19 de novembro - sexta-feira (visitação das 14h às 22h)
14h - abertura ao público
18h - palestra sobre qualidade de vida com o médico Jorge Anunciação (Unimed)
19h - abertura oficial
* 20 de novembro - sábado (visitação das 10h às 22h)
14h - rodada de negócios no setor vestuário
18h - desfile do Sindivest
19h - desfile de alunos do curso Design de Moda (UPF)
*21 de novembro - domingo (visitação das 10h às 21h)