Clarissa Ganzer/ON
É a mesma praça. São os mesmos bancos. As mesmas flores e o mesmo jardim. Mas nas praças Antônio Moretti e Miguel Moretti, no bairro Boqueirão, nada é igual. A cada ano, a decoração natalina apresenta alguma surpresa para a comunidade. E todo o material usado na ornamentação é reciclável. Sabe aquela garrafa de refrigerante de dois litros que vai para o lixo depois do almoço de domingo? Elas e eles transformam em uma bola gigante. Lembra daquela garrafinha de 600 mililitros de que você comprou ontem? Elas e eles fazem uma estrela. Do material que iria para o lixo surge uma charmosa decoração de Natal.
Como tudo começou...
Esta é a terceira vez que acontece o Natal Ecológico do bairro. O presidente da Associação Boqueirão Legal, Carlos Alberto Damiani, explica que o impulso foi dado através de um projeto do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) que reuniu as empresas que hoje fazem parte da associação e os comerciantes locais. “Aí, surgiu a ação de Natal. Organizamos pensando na ecologia. Não imaginava que iria crescer como hoje”, avalia. Ao todo 16 empresas compõem a Associação Boqueirão Legal.
200 mãos
Na ornamentação das praças devem ser usadas aproximadamente 80 mil garrafas pet. Nesse número está contabilizado também o que está sendo reaproveitado de outros anos. E para confeccionar os enfeites - que você poderá conferir a partir deste domingo (21) - é necessário muitas mãos e dedicação.
Damiani explica que existem aproximadamente 20 pessoas envolvidas no processo.
Renda extra
Há um grupo de 13 famílias na vila Bom Jesus que receberam duas professoras e o material para elaborar as peças. O grupo Mulher em Busca da Vitória se aliou ao projeto do Natal Ecológico e conseguiu uma renda extra com o aprendizado. Depois das peças prontas, compramos os produtos das famílias por um valor de mão-de-obra, cerca de R$10 a R$15 cada bola de Natal”, diz. Este grupo começou as atividades em julho e agora está capacitado a fazer a ornamentação para outras pessoas que desejam decorar diversos ambientes. Na decoração das praças serão utilizadas 50 bolas vermelhas e verdes feitas a partir de 98 fundos de garrafas pet de dois litros.
Voluntários
Há também outra equipe da Paróquia São Vicente de Paulo, no Boqueirão. De acordo com a coordenadora dos grupos, Neri Terezinha Selvão, são sete voluntários que começaram o trabalho em novembro “É extremamente prazeroso. É uma massagem na alma, ver elas/eles sorrindo por aquilo que eles fizeram. Depois, você enxerga uma garrafa pet e pega”, conta. A professora tem razão quando fala da satisfação que percebe em cada etapa concluída pelos seus alunos. A auxiliar de higienização, Maria de Lourdes Soares, 57 anos, diz que ano passado participou de um curso referente ao aproveitamento de garrafas pet no Instituto Menino Deus e também participou da montagem das praças. Hoje, ela auxilia na confecção dos materiais. “É a maior alegria. Venho aqui [na Paróquia São Vicente de Paulo] faço amizades, dou risada”, recomenda.
Coleta permanente
Há um ponto na praça Antônio Moretti que recebe de toda a comunidade garrafas pet para a decoração natalina de cada ano. Damiani, explica que o material usado este ano foi coletado desde julho. Entretanto, a entidade estuda um ponto para coleta permanente de garrafas pet. Se muito material for recolhido, é possível que o excesso seja repassado às famílias da vila Bom Jesus, para que possam garantir essa atividade como renda.
Atividades deste Natal Ecológico 2010
Ações vão acontecer nas praças do Boqueirão
Domingo (21 de novembro) – Inauguração do Natal Ecológico 2010, às 20h.
Apresentação do Coral Ricordi D'Itália de Passo Fundo, presença de autoridades e benção;
Domingo (5 de dezembro) – Mateada e apresentações de corais, escolas e uma invernada artística da cidade . Início às 17h;
Sábado (18 de dezembro) – Encontro de corais. Até o fechamento dessa edição oito corais de Passo Fundo e região já haviam confirmado presença. As apresentações iniciam às 20h;
Todas as noites, a partir das 19h até às 23h haverá música ambiente de Natal nas praças. Um passeio de Maria Fumaça do bairro Boqueirão ao bairro Centro estará disponível para a comunidade. Em cada viagem da Maria Fumaça podem ir 30 pessoas.
Novidades para 2010
-Palco Ecológico: palco de apresentações de seis metros de largura e cinco metros de comprimento Ele é formado por 180 pufs, feitos com 32 garrafas de dois litros cada uma;
-Iluminação: 50 bolas vermelhas e verdes em estrutura metálica serão decoradas com 98 fundos de garrafas de dois litros e iluminadas em seu interior. Ainda foram confeccionados em torno de 270 suportes para lâmpadas. Eles serão dispostos em nove extensões com 30 lâmpadas cada uma.
Novidades de 2008 e 2009
No primeiro ano.... as novidades foram uma casinha, renas, velas, pinheiro e um boneco de neve, feitos a partir de garrafas pet
No segundo ano... a novidade foi uma casa de três metros por três metros para a venda de lanches. Esta casa é feita com lâminas lisas de garrafas pet de dois litros. Uma gruta (que abriga o presépio) e nove árvores ornamentais.
A organização que mudou o Natal do Boqueirão
· 3 min de leitura