Daniela Wiethölter/ON
O novo caminhão de bombeiros, adquirido pelo governo estadual, para atender o Aeroporto Lauro Körtz, deve ser entregue pela fábrica da Triel HT nas próximas semanas. Segundo o Tenente-Coronel Paulo Ricardo Farias, Comandante do 7° Comando Regional de Bombeiros, o equipamento já está apto a incorporar a frota. “O caminhão passou pela vistoria técnica do governo, dos bombeiros e da Anac”, relatou. Além disso, cerca de 15 bombeiros responsáveis pelo atendimento no aeroporto já passaram pelo treinamento na empresa.
O próximo passo, conforme o diretor da Triel HT, Darlan Dalla Roza, é emplacar o veículo. “Segundo o edital, precisamos entregar o veículo emplacado, mas como ele é importado e possui características especiais, o processo é mais lento”, disse. A previsão é que o caminhão seja emplacado no início da próxima semana e entregue em seguida.
Ao chegar ao aeroporto, o governo do Estado ainda precisará resolver o local para abrigar o caminhão e equipe do corpo de bombeiros. O comandante do corpo de bombeiros explica que o atual hangar, construído pela Aeronáutica, nunca foi utilizado, pois não possui condições técnicas viáveis. Por isso, a previsão é que o aeroporto destine um hangar que atualmente está alugado para uma empresa. “Vamos ocupar um dos hangares disponíveis”, disse.
O caminhão de bombeiros, adquirido pelo governo do Estado por R$ 1,265 milhão, elevará a categoria do Aeroporto de Passo Fundo do nível 3 para 5 com relação a combate a incêndio, exigência da Anac para garantir a segurança de voos de aeronaves com capacidade de até 100 passageiros.