Glenda Mendes/ON
A tão esperada chuva deve aparecer no domingo, mas mesmo assim não deve amenizar a situação das lavouras, pois os boletins indicam que será em áreas isoladas e de rápida passagem. Com isso, o mês de novembro promete ser um dos mais secos dos últimos 30 anos.
"A massa de ar seco que vem predominando deve ficar pela região até sábado", comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. É essa massa de ar que fez com que as temperaturas máximas dos últimos dias se mantivessem por volta dos 30ºC, marca que atingiu na tarde de sexta-feira (19).
E não deve ser diferente no sábado (20), quando os boletins indicam céu parcialmente nublado a nublado. "Este sábado será um dia abafado, com temperatura mínima de 14ºC e máxima de 31ºC", salienta Sampaio. De acordo com ele, o domingo (21) já será um pouco diferente, com o céu amanhecendo nublado e passando a encoberto no decorrer do dia. "A temperatura máxima diminui um pouco, não passando dos 24ºC e a mínima segue o mesmo de sábado, 14ºC", indica.
O domingo terá ainda formação de nuvens, que podem possibilitar a ocorrência de pancadas de chuva. "Com a formação de nuvens carregadas, podem ocorrer pancadas de chuva, descargas elétricas e não se descarta, novamente, a queda de granizo no Estado, especialmente na região Norte", destaca o observador.
Na segunda-feira (22), as condições meteorológicas ainda favorecem a ocorrência do mesmo fenômeno de domingo, com pancadas de chuva em áreas isoladas e descargas elétricas além da possibilidade de queda de granizo. Porém, a temperatura máxima deve entrar em declínio. "Na segunda-feira a mínima deverá ser de 15ºC e a máxima de 22ºC", ressalta Sampaio.
Novembro de pouca chuva
As próximas chuvas, de acordo com Sampaio, serão em áreas isoladas, mal distribuídas e de rápida passagem, "portanto não virá chuva uniforme para amenizar a situação da região, especialmente das lavouras de milho e soja", destaca.
Na terça-feira (23), a área de instabilidade já dispersa e as temperaturas voltam a entrar em elevação, por isso a previsão é de mínima de 14ºC e máxima de 25ºC.
Com isso, o indicativo é de um mês de novembro seco. Até o momento foram registrados apenas 9 milímetros de chuva, o que representa 6% da média para o mês, que é de 141,4 milímetros. "O que se vem notando é que da maneira que as chuvas estão ocorrendo, talvez venhamos a ter um novembro com o menor índice pluviométrico dos últimos 30 anos", alerta Sampaio. De acordo com ele, nas três últimas décadas o menor registro de chuva ocorreu em 1985, quando o novembro daquele ano registrou apenas 66 milímetros de chuva.