“Cabelo, cabeleira, cabeluda, descabelada...” se existisse uma trilha sonora para definir os últimos meses dos internos do Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) – Regional de Passo Fundo, com certeza seria essa.
Durante 20 horas, entre os meses de agosto e novembro, nove meninos do Case participaram de um curso de cabeleireiro que aconteceu no local. A atividade foi uma parceria do Titto Cabeleireiro e Estética e da Imed - Faculdade Meridional. Ontem (22), os adolescentes receberam o certificado pela participação no curso.
Munidos com tesouras, pentes e máquinas, os internos de 15 a 19 anos entraram de cabeça na atividade. “Foi bom. Foi um meio de se abrir e conhecer o outro. Aprendi muitas coisas no Case. A gente erra na vida e procura não errar mais, pensar melhor”, afirma um dos internos, que está na instituição há um ano e um mês. Ele diz que quer ser soldador, mas não descarta a carreira trabalhando em um salão de beleza: “vai saber o tempo, né?”.
Amizade
A carreira, que para alguns ainda é incerta, faz parte do dia a dia de Titto há anos. O cabeleireiro, que atuou como voluntário na atividade considera os momentos de descontração com o grupo o mais valioso da experiência. “Quero agradecer os guris que me ajudaram a contribuir com alguma coisa. Fazer amizade é o mais importante, dar risadas, os momentos que estive aqui”, lembra. Titto ensinou aos adolescentes às práticas de cortes, lavagem dos cabelos e de escova.
Além dele, duas estudantes do curso de Direito da Imed acompanharam o processo de aprendizagem dos meninos.
Cidadania e profissionalização
A psicóloga do Case, Vera Lúcia Biasin, afirma que este trabalho proporcionou a profissionalização dos jovens bem como a cidadania e a diversão. Ela comenta que em nenhum momento houve indisciplina dos internos com os materiais disponíveis durante o curso. Participaram do curso, internos de Passo Fundo, Planalto, Erechim, Carazinho, Frederico Westphalen e Ibirubá.
Funcionamento das aulas
O curso começou com 16 adolescentes que cumprem Medida Socioeducativa de Internação no Case de Passo Fundo. Durante o curso, alguns adolescentes tiveram progressão de medida e foram desligados do Case. Por isso, se formaram no curso nove meninos. As aulas começaram dia nove de agosto e enceraram dia 22 de novembro, com carga horária de 20 horas. O curso aconteceu nas segundas-feiras, com dois grupos de adolescentes em cada turma. Durante as aulas ministradas pelo cabeleireiro Titto, o acompanhamento dos funcionários do Case e dos estudantes da Imed foi permanente.