Reciclagem tecnológica

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Quem utiliza diariamente o computador, a impressora ou o fax sabe o quanto esses aparelhos são indispensáveis e que muitas vezes um problema com um deles pode ser desagradável. Mesmo que você procure assistência para corrigir a falha, chega um determinado momento que não há como recuperar os equipamentos danificados. O que fazer com essa sucata eletrônica?

 

Sucata eletrônica

Há dois anos o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Senac desenvolveu uma atividade de extensão que recebe computadores e periféricos com problemas de funcionamento, o Projeto de Reciclagem Digital. Os cerca de 40 alunos do curso consertam os aparelhos que podem ser recuperados e, posteriormente, doam para instituições da cidade. O que não tem mais conserto é recolhido por uma empresa da cidade que separa as peças e repassa para outras empresas de Joinville (SC) e São Paulo (SP), que reaproveitam o material (ver box). "A ideia não é inédita. É similar ao que já acontece em outras cidades, como Porto Alegre", comenta o coordenador de pós-graduação e extensão da Faculdade de Tecnologia do Senac, Leandro Bianchi.

 

Como fazer?

Durante o período de funcionamento do projeto, o Senac já recebeu 2 mil peças, entre impressora, monitores, fax, e já recuperou 30 computadores completos. "Parece um número pequeno, mas era um material que iria todo para o lixo", explica Bianchi. Esses computadores foram encaminhados para diferentes instituições: Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Escola Círculo Operário, Lar Emiliano Lopes, entre outras.

 

Gostou? Compartilhe