Maratona Gastronômica de Passo Fundo é nesta quinta-feira (25/11)
Sete opções estão concorrendo ao Prato Típico do Município. Atividades acontecem no Palazzo
Está quase tudo preparado para mais uma edição da Maratona Gastronômica, evento regional que está elegendo o prato típico de diversos municípios. Desta vez, Passo Fundo estará recebendo o concurso, na quinta-feira, 25 de novembro, a partir das 16h, no Palazzo, situado na rua Gelson Ribeiro, 440, Bairro Vera Cruz. As opções inscritas e que concorrem ao Prato Típico da cidade são: Escondidinho Tropeiro; Filé de Porco ao Molho de Goiaba com purê de mandioca; Farofa de Feijão Fradinho com Costelinha de Porco; Perdiz ao Vinho com Acompanhamento de Tagliatelli; Risoto de Charque na Cabotiá; Ravioloni aos tantos sabores; e Galinha Gaúcha.
Promovida pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição, a maratona é composta por eliminatórias municipais, que já aconteceram nas cidades de Ernestina, Pontão, Coxilha, Almirante Tamandaré, Sarandi, Ronda Alta e Rondinha. A iniciativa nasceu com a finalidade de valorizar a gastronomia regional, aprimorar técnicas gastronômicas e divulgar o prato típico, que após escolhidos nos municípios, concorrem entre si no Festival Gastronômico da região, em Passo Fundo.
Na última segunda-feira, 22 de novembro, um encontro na Divisão de Extensão da Universidade de Passo Fundo (UPF), uma das entidades parceiras do Fórum, ultimou os detalhes e preparativos finais para a Maratona em Passo Fundo. Os concorrentes puderam esclarecer dúvidas sobre o preparo dos pratos e apresentar as suas demandas em relação ao funcionamento do evento.
Na eliminatória, os concorrentes vão se apresentar a um júri, que avalia os seguintes itens: apresentação pessoal, uniforme completo; técnicas de manipulação e habilidade, desempenho e criatividade, cor, textura, aparência, odor e sabor da receita. A participação é restrita aos moradores com residência fixa nas cidades em que ocorrem as eliminatórias e cada concorrente têm uma hora para preparar sua receita e mais 20 minutos para a apresentação final.
A coordenação das atividades está sob responsabilidade da coordenadora do Fórum de Cultura e Tradição, Munira Awad, da UPF. De acordo com ela, com esse evento o Fórum deseja sensibilizar poder público e iniciativa privada que de fato o turismo e a gastronomia caminham lado a lado.
Quanto à premiação, os três primeiros colocados receberão um troféu, e os demais receberão certificado de participação emitido pelo Fórum da Microrregião Cultura e Tradição. A premiação será entregue, no local do evento, logo após a divulgação dos resultados apurados.