30 minutos para alguém nascer de novo

Hemopasso recebe por mês cerca de mil doadores. No sábado, o centro realiza uma atividade com mais de 200 pessoas

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Quanto dói uma picada no braço? Quantas pessoas você pode ajudar fazendo uma doação? Qual é o preço de uma seringa? Quanto vale uma vida? É impossível mensurar o que se sente durante uma coleta e a importância de um amigo, namorado, pai, mãe na vida de cada pessoa, mas é possível afirmar com segurança que os cerca de 30 minutos necessários para fazer uma doação são capazes de mudar a realidade de quem precisa de sangue.

Mensalmente cerca de mil a 1.200 doadores passam pelo Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso). Apesar de ser um número significativo, o Hemopasso organiza uma ação com 220 doadores pré-agendados neste sábado (27). "Vamos atender pessoas de municípios que já agendaram. Essa é uma ação planejada para o final de ano e as férias. Nesses períodos, acontecem muitos acidentes e a retirada [de sangue] aumenta", explica o diretor do Hemopasso, Alex Necker. Ele complementa que ao mesmo tempo nessas épocas do ano as doações diminuem. Ações como essa são uma alternativa para fazer a manutenção do estoque.

Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue
O motorista Oscar José Guidolin, 51 anos, passa pelo menos uma vez por ano no Hemopasso. Ele é doador há oito. Ontem, Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, Guidolin não hesitou e contribuiu com cerca de 450 ml de sangue. "Tinha folga do trabalho e eu gosto de ajudar e ser ajudado. É a colaboração que a gente faz. Todo ser humano deveria colaborar", afirma. Em função da data, quem doou sangue ontem no Hemopasso foi homenageado com uma camiseta.
O Hemopasso funciona de segunda a sexta-feira das 7h às 18h15. Ele atende atualmente 138 municípios e 55 hospitais da região.

Gostou? Compartilhe