Emei faz visita ao haras

Cultura: alunos da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança conheceram cavalos do Haras MD

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Uma visita a um lugar especial foi a atividade cultural do mês de novembro vivida pelos alunos da Escola Municipal de Educação Infantil O Mundo da Criança. No dia 18 elas visitaram e fizeram um piquenique no Haras MD. Mas antes de fazer o passeio, elas estudaram as atividades que são desenvolvidas naquele local. Os estudos se iniciaram uma semana antes quando a professora apresentou curiosidades e instigou questionamentos, criando a expectativa sobre o evento.

Com muito a contribuir, as crianças levaram para a visita o conhecimento que adquiriram na observação dos cavalos que seguidamente são encontrados em terrenos próximos à escola. Com isso, eles puderam concluir que no Haras MD vivem cavalos especiais. "Os cavalos do Marcelo [vizinho da escola] não pulam obstáculos, eles não foram ensinados...", diz a aluna Bruna, de cinco anos, observando que para o hipismo é preciso que os cavalos tenham um tratamento especial e treinamento, percebendo que os animais também podem ter aulas.

Ao passar pelas baias onde repousam os cavalos do haras, o veterinário Frederico explicou para as crianças cada detalhe da alimentação, dentição, água, do banho, descanso, sono, dos exercícios, do tratamento médico e da identidade. Ficaram surpresos pelo fato de alguns daqueles cavalos andarem de avião como as pessoas. Admiraram-se com tantas medalhas. Nas arquibancadas assistiram à aula de hipismo com o instrutor e sua aluna e aos saltos com o próprio instrutor para que tivessem uma ideia do resultado do preparo de um cavalo para o hipismo.

Visita aos potros

A emoção do dia ficou por conta da visita ao criatório dos potros. O funcionário do haras realizou pequenas excursões. As crianças subiram no carroção puxado por um trator, atravessaram o riacho e uma plantação para ver uma cena espetacular. Algumas éguas prenhas e outras convivendo lado a lado com seus potrinhos recém-nascidos. E ali, ouviram sobre a vida dos potros, desde as primeiras mamadas até a hora de se desligar da mãe para se tornar um novo campeão.

Ainda, antes de ir para casa cada criança pôde se emocionar ao montar um dos cavalos do haras para sentir um pouquinho do prazer desse esporte. "Para nós, professores da escola, essa é uma atividade magnífica. De muita responsabilidade, pois manter cem crianças de dois a cinco anos num espaço diferente e cheio de surpresas nos deixa apreensivas. Porém, a vivência desse conhecimento novo, a experiência vivida por eles, lhes dá poder. Um poder que ninguém lhes tira e que poderá servir para futuras decisões pessoais", destaca a diretora, Dóris Mareth, referindo-se ao aprendizado de cada um deles. "Prô, eu aprendi que o filhote cresce na barriga, dentro de uma bolha. Na hora dele nascer a bolha estoura e ele nasce", conta Yasmim, de seis anos.

A atividade realizada faz parte de um projeto cultural que conta com o apoio dos pais dos alunos e da concessionária Verdes Pampas - John Deere de Passo Fundo.

Gostou? Compartilhe