Redação ON
Eles correm contra o tempo, chegam a trabalhar até 18 horas por dia, dormem pouco, são sedentários e, por consequência, tem problemas com obesidade. Essas foram algumas das conclusões do Comando de Saúde nas Rodovias, que atendeu mais de 170 caminhoneiros que entraram na cidade de Passo Fundo e passaram por um check-up composto por mais de 20 exames de saúde. A ação aconteceu na quarta-feira (24), no Posto da Polícia Rodoviária Federal.
As estatísticas da PRF demonstraram que por causa do corre-corre nas estradas, os caminhoneiros acabam colocando a sua vida e de outras pessoas em risco. No levantamento, 40,83% relataram trabalhar mais horas do que permitido para a categoria e 19,54% afirmaram consumir bebidas alcoólicas, fatores que certamente influenciaram no alto índice de acidentes nas estradas, que no levantamento registrou o envolvimento de 24,14% dos motoristas entrevistados.
Levantou-se ainda que hábitos de vida poucos saudáveis e o sedentarismo refletiram em problemas como obesidade e hipertensão. Dos motoristas entrevistados, 81,21% dos tem sobrepeso, 23,49% apresentaram pressão alta, 40,37% hipertrigliceridemia e 77,71% apresentou gordura corporal alterada.
A ação foi realizada pelo Sest/Senat, PRF, profissionais da Secretaria de Saúde e com o apoio de mais de 50 alunos e professores dos cursos de Enfermagem e Farmácia da UPF.