Atualização da Agenda 21 em Passo Fundo

Cidade integra o grupo de 150 municípios que participam da pesquisa que vai elencar em 2011 os cem processos brasileiros mais exitosos de Agenda 21

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

Durante a manhã de sexta-feira, representantes de diferentes organizações de Passo Fundo ligadas ao meio ambiente e desenvolvimento sustentável responderam a um questionário referente à Agenda 21. O objetivo é recolher informações para atualizar e avaliar os processos de Agenda 21 para que no ano que vem os cem projetos que mais tiveram êxito possam ser identificados. Representantes de 150 municípios brasileiros vão responder às perguntas.

Essa ação faz parte do projeto Atualização da Agenda 21 Brasileira e da Comissão de Políticas de Desenvolvimento Sustentável. A iniciativa é do Ministério do Meio Ambiente em convênio com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.

A aplicação do questionário na cidade foi feita pela representante da organização Vitae Civilis - Instituto para o Desenvolvimento, Meio Ambiente e Paz de São Paulo, Bárbara Carvalho. A entidade foi contratada para realizar a pesquisa por meio de um processo de licitação pública internacional.

Encontro
Na reunião, o coordenador executivo de planejamento da Agenda 21, Alcindo Neckel, a coordenadora executiva operacional da secretaria executiva da Agenda 21, Jussara Colet, o diretor do Grupo Sentinela dos Pampas, Paulo Fernando Cornélio, o representante do Grupo Ecológico Guardiões da Vida, Sidnei Souto Castanheira, e o representante da Associação Brasileira da Construção e Defesa da Cidadania, Carlos Eduardo Sander, estiveram presentes.
De acordo com Bárbara, a Agenda 21 não desenvolve projetos apenas no âmbito ambiental, mas também na esfera de desenvolvimento sustentável, acessibilidade e preservação socioambiental.

No Rio Grande do Sul, além de Passo Fundo, Gravataí, Cachoeirinha, Bagé, Vacaria, Rio Grande, São Lourenço do Sul e Canguçu também fazem parte da pesquisa.

Por que Passo Fundo?
Com os dados de 2009 da Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE foram conhecidos os municípios do Brasil que contavam com o programa de Agenda 21. Foram identificados 1.200 municípios. Desse número, 150 atenderam aos critérios iniciais para participar da avaliação. Os cem municípios finalistas participarão de uma publicação que será editada pelo Ministério do Meio Ambiente.

Gostou? Compartilhe