Natália Fávero/ON
Inspirados no Natal Ecológico do Boqueirão, moradores do bairro São José já arrecadaram cinco mil litros de garrafas pet para confeccionar arranjos e flores para embelezar a Avenida Nova Olinda. O papai Noel também ganhará um lugarzinho especial. O antigo posto policial está sendo reformado para abrigar o bom velhinho que estará recebendo as crianças nas tardes do período natalino. Shows e apresentações artísticas também farão parte da programação do Natal Ecológico do bairro.
Há um mês, 15 pessoas dedicam-se diariamente após o horário de expediente até a meia noite para fazer os enfeites natalinos. As garrafas plásticas foram arrecadadas na comunidade e aos poucos se transformam em arte. Enquanto uns lavam os litros, outros cortam, alguns pintam e o restante monta os ornamentos. O salão comunitário virou uma sala de artesãos. A decoração começará a ser colocada na avenida principal na próxima semana.
O presidente da associação de moradores do bairro São José, Fabiano Fernandez Dias, explicou que todo esse trabalho é para reacender o espírito natalino na comunidade. “O natal estava meio apagado aqui no bairro. Vamos ver se conseguimos animar a comunidade”, disse Dias.
A ideia de fazer um natal ecológico surgiu no ano passado por integrantes de um time de futebol do bairro. O projeto foi inspirado no natal do Boqueirão. O presidente da associação espera que em 2011 o envolvimento da comunidade seja ainda maior. Nesse ano, os voluntários disseram que só não enfeitarão mais porque os trabalhos começaram muito em cima da hora.
Ajudantes do natal
Maria Salete Monteiro de Oliveira, de 48 anos é uma das voluntárias. Trabalha com artesanato e resolveu usar os seus dons para deixar o natal do bairro mais atrativo. Ela não se importa em sujar as mãos para confeccionar os enfeites. “Gosto muito de trabalhar para a comunidade. Vamos fazer um bairro mais alegre nesse natal. Além disso, estamos contribuindo para evitar que essas garrafas acabem nos rios da nossa cidade”, disse a artesã.
O vice-presidente do Bairro, Ademir dos Santos destacou o empenho dos voluntários na busca por uma realidade mais alegre no natal. Atualmente, cerca de 15 mil pessoas moram no bairro.
Adesão do natal ecológico cresce
A ideia do natal ecológico do Boqueirão está se multiplicando pelos bairros da cidade. O vice-presidente da associação de moradores do bairro Vera Cruz, Douglas Alexandre da Luz está infiltrado na confecção de enfeites do São José para adquirir experiência para implantar o natal ecológico no próximo ano na comunidade em que ele faz parte. “Estou aqui para aprender com os colegas. É importante, porque as pessoas não têm mais o espírito natalino e isso ajuda a resgatar a tradição do natal”, argumentou Luz.
Programação:
03/12 – Abertura do Natal Ecológico da São José. Na oportunidade Será inaugurada a casa do Papai Noel.
19/12 – Chegada do papai Noel. As crianças receberão uma cesta e lanche. Para animar a festa haverá shows, apresentações artísticas e sorteio de brindes. Será no campo de futebol da comunidade.