A Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu no sábado (27), 7,8 mil candidatos inscritos no vestibular de verão 2011. O processo seletivo foi o maior já realizado pela instituição em seus 42 anos de atuação. Os vestibulandos concorrem a vagas em 57 cursos. Provas foram realizadas em Passo Fundo, Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Soledade, Sarandi e Palmeira das Missões.
O sol e calor de quase 30ºC facilitaram a chegada dos vestibulandos à UPF e marcaram o início das provas. Por volta do meio-dia, o movimento de carros e ônibus se intensificou no campus I e atingiu o auge às 13h.
Com inscritos de diferentes locais do país, o vestibular de verão da UPF registrou uma abstenção geral de 4,55%. O índice corresponde a 355 candidatos que não compareceram aos locais do processo seletivo, tanto no campus Passo Fundo como nos outros seis campi. Os candidatos estavam divididos em dois grupos. As provas foram aplicadas das 14h às 15h30 para os candidatos do grupo 1 e das 14h às 19h para os do grupo 2.
O listão dos aprovados no vestibular de verão da UPF 2010 será divulgado a partir das 11h dessa segunda-feira (29) pelo site do vestibular e pela imprensa. As matrículas para os aprovados em primeira chamada acontecem nos dias 30 de novembro, 1º, 2 e 3 de dezembro. Elas devem ser feitas pessoalmente pelo candidato classificado na Central de Atendimento ao Aluno, prédio J1 (campus I), ou no campus onde o vestibulando participou do processo seletivo.
Os documentos necessários são histórico escolar do ensino médio (original), contendo certificado de conclusão, carga horária, notas ou conceitos (Lei 9394/1996), cópia da certidão de nascimento ou de casamento, cópia do documento militar atualizado (candidato do sexo masculino), cópia do documento eleitoral, se maior de 18 anos, cópia da carteira de identidade e do CPF, atestado médico e eletrocardiograma (para o curso de Educação Física).
Mais informações podem ser obtidas pelo do disque vestibular 0800 701 8220 ou no endereço eletrônico http://vestibular.upf.br/.
Redação
A redação do vestibular de verão de UPF ofereceu dois temas aos candidatos. O primeiro sugeria aos alunos focalizar criticamente, por meio de um texto dissertativo-argumentativo, a relação entre dinheiro e felicidade na vida moderna.
Outro tema foram as implicações do aumento da produção de lixo, podendo explorar, os aspectos sociais, econômicos ou ambientais envolvidos na questão. De uma maneira geral, os vestibulandos gostaram dos temas propostos, por serem atuais e se centrarem em discussões cotidianas.
Aproveitamento da nota da Enem
Os candidatos que se inscreveram para cursos do grupo 1, utilizando as notas do Enem, ficam isentos de realizar a prova de redação, mas devem comparecer no local e horário indicados no comprovante de inscrição para assinatura da ata de presença. Os candidatos do grupo 2 podem utilizar a nota do Enem para, juntamente com a média do processo seletivo da UPF, compor a média final de classificação, com pesos 4 e 6, respectivamente.