Uma chamada pública do Ministério da Ciência e Tecnologia, por meio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), está destinando recursos na ordem de R$ 53,5 milhões para diversas universidades do país que encaminharam projetos relacionados à infraestrutura de pesquisa científica e tecnológica. A Universidade de Passo Fundo (UPF) participou do edital e aprovou um projeto de R$ 959.763,43, recurso que será utilizado para a duplicação do prédio da pós-graduação da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária (FAMV), no campus I.
O edital da Finep tinha por objetivo selecionar propostas para apoio financeiro à execução de projetos voltados à ampliação de infraestrutura de pesquisas vinculadas a grupos de universidades privadas, sem fins lucrativos, com tradição de pesquisa, com pelo menos um curso de doutorado reconhecido pela Capes, órgão que regulamenta a pós-graduação no Brasil. A proposta desenvolvida na UPF contou com o trabalho de diversos setores para sua elaboração, entre eles, a direção da FAMV, a UPFTec, setor vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação que promove a inovação tecnológica, e o Setor de Engenharia e Projetos.
De acordo com a proposta da Finep, para receber recursos, as universidades deveriam detalhar um diagnóstico identificando suas vocações e competências, o que, no caso da UPF, vem de mais de 50 anos de tradição na área das ciências agrárias. De acordo com o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Leonardo José Gil Barcellos, a instituição recebe com satisfação a notícia da aprovação do edital. "Tomamos a decisão de encaminhar o projeto para a ampliação de área física do Programa de Pós-Graduação em Agronomia como uma forma de reconhecimento ao trabalho que lá é desenvolvido. Com essa conquista, o desafio agora é continuar crescendo, contribuindo com a formação de profissionais de excelência e com o desenvolvimento regional", pontua Barcellos.
Infraestrutura ampliada
Conforme o diretor da FAMV, Helio Rocha, os recursos previstos no edital devem ser liberados já a partir de 2011 e servirão para a ampliação do prédio do Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro). "O PPGAgro cresceu muito nos últimos anos, por isso decidimos sobre a alocação de recursos para a ampliação do prédio que, de acordo com o projeto, contará com mais 953 metros quadrados de área construída", explica. A construção, de três andares, será erguida ao lado do atual prédio do PPGAgro. "Elaboramos um projeto consistente e a notícia da liberação desse recurso a fundo perdido vem premiar nossa unidade acadêmica, que comemora 50 anos de atuação em 2011", argumenta Rocha.