Cerca de 70% dos acidentes acontecem quando não está chovendo

Levantamento da Guarda Municipal de Trânsito constatou que em relação a 2008 o número de acidentes cresceu. Imprudência é apontada como principal causa

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Clarissa Ganzer/ON

De outubro de 2009 a outubro deste ano, a Guarda Municipal de Trânsito contabilizou 2.231 acidentes de trânsito sem lesões entre condutores envolvendo motos, automóveis, caminhões, entre outros veículos no município de Passo Fundo. Conforme os dados, durante este período, foram registrados 185 acidentes por mês. 55 acidentes a mais do que o apontado em 2008, quando eram registrados 130 acidentes mensalmente.

O diretor da Guarda Municipal de Trânsito, César Variza, salienta para outros números. Dos 2.231 acidentes anotados durante um ano, 12% envolvem motocicletas, ou seja, 16 acidentes por mês.  70% dos acidentes acontecem em dias sem chuva e 80% em vias asfaltadas e sinalizadas. “A partir desses dados, chegamos a conclusão que o maior problema é a imprudência do motorista: alta velocidade, conduzir muito próximo de outros veículos, não respeitar a preferencial, não parar, apenas reduzir. Estar cometendo uma infração antes do acidente acontecer, como falar ao telefone celular enquanto dirige”, exemplifica Variza.

Mulher no volante...

Outro dado importante é que só 18% dos 2.231 acidentes foram causados por condutores mulheres. Ou seja, 82% envolvem homens. “As mulheres tem tendência a dirigir mais devagar e com uma distância em relação ao automóvel da frente. É a direção defensiva”, argumenta. Variza comenta que os engavetamentos, quando um veículo choca em um automóvel e este, por sua vez, choca-se em outro veículo e assim sucessivamente, tem sido recorrentes.

Mais agentes de trânsito
Hoje (30) encerra o treinamento dos 15 novos agentes de trânsito, que desde o início da semana passada estão atividade prática nas ruas de Passo Fundo. A partir de 1° de dezembro, os novos azuizinhos estarão trabalhando na cidade, em duplas com os agentes mais antigos. Serão 84 agentes de trânsito no total. Desses, 70 atuam efetivamente no serviço da Guarda Municipal de Trânsito. O número divide-se em três tarefas distintas: a educação para o trânsito, a administração e o operacional que trabalha na rua. Cerca de 55 estarão atuando nas vias públicas.

Circulação aumenta
O diretor da Guarda Municipal de Trânsito aponta que com a aproximação das festas de final de ano, a circulação de veículos aumenta. Dessa forma, o número de acidentes tende a crescer também. “Queremos um trânsito mais seguro. Isso depende quase que exclusivamente do condutor, observar as normas de trânsito, prestar a atenção”, aconselha Variza. Ele ainda complementa que no início do sistema de fiscalização eletrônica em Passo Fundo eram registradas 18 mil autuações por mês e agora esse número caiu para 1.600 autuações. Variza acredita que os motoristas respeitam a fiscalização, entretanto parecem compensar com excesso de velocidade quando não estão sendo fiscalizados.

Gostou? Compartilhe