Chuvas seguem mal distribuídas

Área de instabilidade começa a se afastar hoje, dando lugar ao ar seco e quente

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

O dia abafado, desde as primeiras horas desse domingo (28), já anunciava que as temperaturas seriam altas. E foram mesmo. O domingo teve o registro da temperatura mais alta da primavera até o momento, quando os termômetros chegaram aos 33ºC. Mas a sensação térmica era de mais calor, especialmente no centro da cidade, onde os termômetros costumam registrar temperaturas mais altas.

"Devido a um ar seco e quente que vinha predominando, deixando as temperaturas máximas altas, no domingo tivemos a temperatura mais alta da primavera", destaca o observador meteorológico, Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Entretanto, a segunda-feira já começou com a entrada de uma frente fria e trouxe um pouco de chuva. "A frente fria, associada a uma área de instabilidade, trouxe chuva de fraca intensidade, mal distribuída e de rápida passagem", explica o observador.

Até o início da tarde de ontem foram registrados 43,7 milímetros de chuva durante todo o mês de novembro, o que representa 31% da média para o mês que é de 141,4 milímetros. "Caso não chova mais de 20 milímetros hoje, e possivelmente não vai chover, teremos a menor quantidade de chuva no mês de novembro das últimas três décadas", salienta Sampaio. Desde que começaram os registros, na década de 1980, a quantidade mais baixa registrada foi no ano de 1985, quando foram apenas 66 milímetros de chuva.

Previsão
A terça-feira (30) será de afastamento da área de instabilidade, que dá lugar novamente a um ar seco e quente, com "temperatura mínima de 16ºC e com máxima que volta a ficar em 26ºC", comenta Sampaio. A quarta-feira (1º) segue a tendência, com dia amanhecendo claro a parcialmente nublado e temperaturas entre a mínima de 16ºC e a máxima de 30ºC.

Na quinta-feira (2) o clima muda um pouco, com o retorno da frente fria associada a nuvens, "nebulosidade que terá algumas nuvens carregadas e poderá causar pancadas de chuva em áreas isoladas, mal distribuídas, que é uma característica que vem ocorrendo nos meses de outubro e novembro principalmente", argumenta. As temperaturas na quinta-feira ficam entre a mínima de 17ºC e a máxima de 24ºC. Na sexta-feira, o dia será semelhante, com temperaturas entre 18ºC de mínima e 24ºC de máxima.

Estragos em Marau

Apesar de não ter sido de tão forte intensidade quanto na semana passada, a chuva voltou a causar estragos em Marau. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a sede da Apae do município ficou destelhada. Além disso, a corporação atendeu ainda a mais duas ocorrências de alagamentos.

Gostou? Compartilhe