Medida preventiva

Prevendo uma possível interdição, direção do Hemopasso antecipa-se e contrata reforma emergencial. Obras serão realizadas nos setores de recepção, triagem, doação e recuperação até 13 de dezembro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Daniela Wiethölter/ON

Após vistoria minuciosa realizada no início do mês pelo Centro Estadual de Vigilância em Saúde e que poderia resultar na possível interdição do Hemopasso, o município decidiu realizar uma reforma emergencial nos setores de recepção, triagem, doação e recuperação. Esses setores encontram-se bastante prejudicados, por isso foram alvos de diversos apontamentos durante a vistoria. "Prevendo uma possível interdição, decidimos nos antecipar e reformar os ambientes em que circulam os doadores", relatou o diretor do Hemopasso, Alex Necker.

A decisão foi comunicada oficialmente à Vigilância Sanitária em reunião realizada na sexta-feira (26), em Porto Alegre, com a garantia de que o atendimento não fosse interrompido devido às falhas na estrutura desses setores. O objetivo é transferir para o bloco B, que já está com piso finalizado e os banheiros prontos, o atendimento realizado aos doadores. "É uma forma de garantir um melhor atendimento aos doadores que vão até o hemocentro", explica Necker. Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Saúde do Estado, se as obras forem realizadas dentro do prazo, não haverá interdição do local.

A previsão é de que as reformas se iniciem ainda nesta semana, assim que for concluído o orçamento do projeto, e devem ser finalizadas até o dia 13 de dezembro. "Nós garantimos que esses novos ambientes estarão prontos até esta data", disse o coordenador. Para as obras o município deve destinar no máximo R$ 15 mil, teto estabelecido pela legislação para realizar obras sem licitação.

Restante das obras depende de readequação de projeto
No entanto, o restante da reforma do prédio, que foi iniciada há cinco anos e que permanece suspensa por problemas de adequação no projeto, ainda segue sem data concreta para finalização. Necker explica que ainda aguarda da equipe de engenheiros da Secretaria de Planejamento a readequação dos projetos para retomar as obras com a empresa contratada. "Assim que os projetos estiverem prontos, em 90 dias, o restante das obras deve ser finalizado pela empresa que venceu a licitação", explicou.

Plantão para doações e fornecimento de sangue
Durante a realização das obras, previstas para acontecer nos dias a partir desta quarta-feira (1º) as doações estão suspensas na sede do Hemopasso. Porém, para manter o estoque, serão realizados plantões para doações nos dias 1°(quarta-feira), 6 (segunda-feira) e 9 (quinta-feira) de dezembro no salão paroquial da igreja Santa Terezinha, localizado na rua General Prestes Guimarães, 480 - Vila Rodrigues. Já o fornecimento de sangue aos 138 municípios e 55 hospitais da região segue em regime de plantão 24 horas. Mais informações pelo telefone 3311 5555.

Gostou? Compartilhe