Professores da rede estadual concluem curso de Libras

Treinamento formou professores da rede estadual em Língua Brasileira de Sinais

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação ON

Professores da rede estadual de ensino, atuantes nas diversas áreas de ensino, concluíram no sábado (27) o curso de Libras, realizado em parceria com a 7ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE) e governo do Estado. O curso foi promovido pelo Centro de Idiomas do Colégio Notre Dame, a partir de licitação feita entre as entidades prestadoras do ensino da língua em Passo Fundo.

Segundo a professora responsável pela educação especial da 7ª CRE, Edênia Cordeiro Lopes, o curso é uma iniciativa que atende à Política Nacional da Educação na perspectiva da inclusão de pessoas com deficiência e da Boa Escola para Todos. "O objetivo é capacitar nossos professores para atender os alunos surdos incluídos no ensino regular das escolas", explicou Edênia. No total 26 educadores que atendem alunos de Passo Fundo e demais cidades da área de abrangência da coordenadoria participaram do treinamento. Em Passo Fundo, cerca de 20 alunos surdos estão matriculados na Eenav, Fagundes dos Reis e Ernesto Tochetto.

A coordenadora do Centro de Idiomas Notre Dame, professora Claudia Toldo, ressaltou que o domínio de um idioma como Libras é uma necessidade para o profissional da educação. "Estudar essa nova língua é uma experiência de comunicação que educa o indivíduo para a vida em sociedade, favorece a interação, o entendimento e a compreensão", afirmou Claudia.

Para a professora, pedagoga e especialista em Libras Andréia Mendiola Marcon, a formação continuada de professores qualifica e promove a educação de forma igualitária. "Devemos ter muito cuidado ao se efetivar a 'inclusão': não basta colocarmos os alunos portadores de necessidades especiais em sala de aula, é necessário que lhes proporcionemos as ferramentas para o aprendizado", concluiu Andréia.


Gostou? Compartilhe