Glenda Mendes/ON
Novas escolas, reformas e ampliações estão previstas para o ano letivo de 2011 na rede municipal de Educação. Mesmo sem ter ainda encerrado o atual ano letivo, já estão programadas algumas atividades para o ano que vem. Dentre elas, a participação das escolas no projeto ON Educação, que a partir do próximo ano amplia as atividades.
Antes disso, seguem as atividades de encerramento do ano letivo, que tem previsão de término em 23 de dezembro. Entretanto, durante o período de férias, as escolas de educação infantil continuam oferecendo seus serviços. “Nas escolas de educação infantil, acontece recesso no período entre o Natal e a virada do ano. No mês de janeiro, temos as férias dos professores efetivos. Então, é feita uma reunião com os pais em que são orientados para que se puderem ficar com os seus filhos em casa, que fiquem, até porque diminui o número de professores e assistentes nas escolas. Na verdade, deveria ser férias mesmo nas escolas de educação infantil em janeiro, mas entendemos que muitos pais trabalham fora e não têm férias neste período”, explica a secretária municipal de Educação, Vera Vieira.
Novidades
“Estamos com todo orçamento pronto para o próximo ano. Temos previsto, com recursos próprios, a construção da escola Arlindo de Souza Matos, uma escola de educação infantil e um ginásio de esportes”, destaca a secretária. Além disso, através do PAC 2, foram elaborados projetos para mais cinco escolas de educação infantil. “Esperamos que, pelo menos, a gente consiga duas”, salienta Vera.
Além destas obras, a Secretaria Municipal de Educação vai continuar realizando reformas e ampliações de acordo com as necessidades. “Também temos duas escolas de educação infantil que já deve estar indo para a o processo de licitação. São a Francisco Biancini, no bairro Jaboticabal, e a Amizade, na vila Operária”, informa a secretária. Existe, ainda, a ampliação da escola Frederico Ferri, que deve estar pronta no final deste ano ou início do próximo.
Vagas
Todas estas obras devem aumentar o número de vagas na rede municipal. “Em 2011 ampliam as vagas nas escolas de educação infantil e também no ensino fundamental, com a aplicação da escola Frederico Ferri”, projeta a secretária. Entretanto, o número de novas vagas somente poderá ser definido, segundo a secretária, depois de verificado o número de novas inscrições, processo que se encerrou há dois dias.
Com isso, a secretária está entrando em contato com os diretores para verificar as necessidades de cada escola. “Estamos preocupados com o aumento da demanda, pois os pais estão procurando mais as escolas municipais. Então estamos nos preparando, entrando em contato com diretores para saber o que teremos que fazer de emergencial, para ver qual a melhor maneira para poder atender, porque temos esse compromisso com os alunos do primeiro ou nono ano”, avalia Vera Vieira.