Região pode ser atingida por temporal

Condições meteorológicas apontam para a possibilidade de temporal hoje na região Norte do RS, inclusive com ocorrência de granizo

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

A quinta-feira (2) de chuva em Passo Fundo registrou 11 milímetros até as 15 horas, de acordo com a Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Porém, a primeira chuva do mês de dezembro foi mal distribuída, característica que deve se repetir durante todo o mês. “Devido ao encontro do ar seco e quente que vinha predominando nos últimos dias com um ar frio e úmido que entrou na região, houve a formação de nuvens carregadas, trazendo pancadas de chuva por vezes forte nessa quinta-feira”, salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio.

De acordo com ele, até o final da tarde de ontem a previsão era de que a chuva voltasse à noite, aumentando a quantidade registrada no período. Entretanto, as temperaturas não tiveram muita oscilação ontem, sendo que a mínima foi de 17ºC e a máxima foi de 24ºC.

Para hoje, sexta-feira (3) a previsão é de possibilidade de temporal na região, “com pancadas de chuva por vezes forte, acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada e não se descarta a queda de granizo”, projeta Sampaio. As temperaturas devem ficar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 26ºC, “com temperatura em declínio na noite de sexta-feira”, completa o observador.

O sábado (4) ainda será de céu parcialmente nublado a nublado, podendo chover em pontos isolados. “A temperatura é que fica mais baixa. A mínima será de 12ºC e máxima não deve passar dos 22ºC”, destaca. Já o domingo (5) volta a ser de céu claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva. As temperaturas ficam entre 15ºC e 28ºC. E na segunda-feira (6) o ar seco e quente volta à região. “A segunda-feira será de céu claro a parcialmente nublado e as temperaturas ficam entre a mínima de 16ºC e 31ºC”, ressalta Sampaio.

Chuvas
Tal como foi o mês de novembro, em que a quantidade de chuvas não atingiu a média, o mesmo acontece em dezembro. “Em novembro deste ano tivemos a mais baixa quantidade dos últimos 30 anos, ficando em 60 milímetros. Até então, só tinha ocorrido tão pouca chuva em novembro de 1985, quando foram 66 milímetros”, comenta Sampaio. O mês de dezembro será semelhante, segundo apontam as previsões. “A média é de 165,1 milímetros, mas o mês deve ficar nos 50% da média”, afirma o observador. Entretanto, a principal característica de dezembro é que as chuvas serão muito mal distribuídas.

Aviso Meteorológico

Na tarde de ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia emitia o seguinte alerta para o Rio Grande do Sul: “As condições meteorológicas são favoráveis à ocorrência de chuva moderada a forte, com trovoadas, rajadas de vento ocasionais e possibilidade de queda de granizo em áreas isoladas no Norte e Noroeste do estado, no período entre 0h do dia 3 de dezembro de 2010 às 24h do dia 3 de dezembro de 2010”.

Previsão

Sexta-feira, dia 3 de dezembro
Possibilidade de temporal, pancadas de chuva por vezes forte, descargas elétricas e rajadas de vento de intensidade moderada
Mínima: 16ºC
Máxima: 26ºC

Sábado, dia 4 de dezembro

Parcialmente nublado a nublado, chuva em pontos isolados
Mínima: 12ºC
Máxima: 22ºC

Domingo, dia 5 de dezembro
Claro a parcialmente nublado, sem previsão de chuva
Mínima: 15ºC
Máxima: 28ºC

Segunda-feira, dia 6 de dezembro
Claro a parcialmente nublado, ar seco e quente volta à região
Mínima: 16ºC
Máxima: 31ºC

Gostou? Compartilhe