A campanha “Uso Racional e Descarte dos Medicamentos: Uma Proposta Educacional Ecologicamente Sustentável”, promovida pelos acadêmicos dos cursos de Farmácia e Química da Universidade de Passo Fundo (UPF) começa a ser reforçada nesta terça-feira, 7 de dezembro, nas rádios 99UPF Passo Fundo e 90UPF Carazinho, emissoras da Fundação Universidade de Passo Fundo.
A iniciativa propicia na programação das rádios dicas e alertas feitos pelos estudantes que trabalham no projeto de extensão desde 2006. Eles esclarecem sobre uso racional, recolhimento correto, esclarecimento e conscientização do descarte de medicamentos.
Segundo a professora do curso de Farmácia Mariza Casagrande Cervi, que coordenou a produção dos textos envolvidos na campanha, a parceria com as rádios da instituição vem consolidar o trabalho que começou há quatro anos e que já teve diversos avanços durante este período. “Precisamos utilizar todas as ferramentas possíveis para conscientizar a população do uso indiscriminado de medicamentos e ainda evitar que o descarte seja feito sem nenhum critério”, ressaltou Mariza.
A acadêmica do curso de Química da UPF Cassieli do Nascimento enfatizou sobre o papel das universidades em relação ao envolvimento e responsabilidade com a comunidade. “Só mesmo uma universidade para proporcionar um projeto de extensão multidisciplinar com a participação de vários cursos e, agora, com o reforço das rádios”, justificou.
O comunicador Gerson Pont elogiou a participação e o envolvimento das acadêmicas Cassieli do Nascimento, Juliana Deboni, Thamara Dalmora e Lidiane Pagnusat. “Cada vez mais queremos que os cursos, professores, acadêmicos se apropriem da rádio para a divulgação de seus trabalhos e que esta seja uma ferramenta de apoio ao ensino”, salientou Pont.
De acordo com o coordenador da UPFTV Henrique Fonseca, em 2011 o projeto de extensão ganhará também espaço na televisão por meio de interprogramas na emissora.