Redação/ON
No que se refere às chuvas, o mês de dezembro começou melhor do que a previsão apontava, pois a precipitação já atingiu 26% da média para o mês em apenas seis dias, conforme a medição realizada pela Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. Segundo o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, até o dia 6 de dezembro a quantidade de chuva chegou aos 43 milímetros. A média para o mês é de 161,5 milímetros. E para esta semana deve vir mais chuva, em dias que serão abafados e úmidos.
Tal como a segunda-feira (6), os próximos dias também serão de calor. “Nesta segunda-feira entrou um ar seco e quente na região, deixando a temperatura mínima em 14ºC e a máxima em 29ºC”, comenta o observador. O clima será semelhante hoje (7), quando o dia será de céu parcialmente nublado a nublado, “a terça-feira será um dia abafado. A mínima deve ficar em 17ºC e a máxima novamente em 29ºC, mas com aumento da nebulosidade à tarde. À noite, já pode chover em áreas isoladas”, salienta Sampaio.
O feriado de quarta-feira (8) será de céu nublado a encoberto, com chuva e períodos de melhoria, “às vezes pode ocorrer pancadas de chuva forte em áreas isoladas”, destaca o observador. As temperaturas ficam entre a mínima de 18ºC e a máxima de 26ºC. Na quinta-feira (9), novamente o céu fica parcialmente nublado a nublado, “será mais um dia abafado e devido a algumas nuvens carregadas, pode chover em áreas isoladas”, avalia Sampaio. A temperatura mínima será de 18ºC e a máxima, de 31ºC. A sexta-feira (10) segue na mesma tendência, com dia parcialmente nublado a nublado com chuvas em áreas isoladas. As temperaturas ficam entre a mínima de 18ºC a máxima de 31ºC.
Segundo Sampaio, a região Norte do Rio Grande do Sul terá uma semana de temperaturas altas e bastante nebulosidade. “Será uma semana nublada, abafada, quente e úmida. Isso, porque com umidade relativa alta e nebulosidade, o resultado é um dia que se sente o abafamento“, comenta.
Ilha de calor
Se, oficialmente, os termômetros devem registrar temperaturas máximas próximas dos 30ºC, a sensação térmica poderá ser de temperatura mais elevada, especialmente no centro da cidade. “Devido aglomerado de edifícios, calçamentos, em alguns pontos sensação térmica pode chegar a até quatro ou cinco graus a mais”, explica Sampaio.