Redação ON
As obras para melhorias na área de doação na sede do Hemocentro Regional de Passo Fundo (Hemopasso) devem ser finalizadas até o final de dezembro. Enquanto a construção não fica pronta, o Hemopasso está efetuando a de coleta de sangue através da sua unidade móvel. Na quinta-feira (9), a coleta acontece no Bairro Rodrigues. As atividades de doação de sangue no hemocentro estão suspensas desde o dia 29 de novembro.
O diretor do órgão, Alex Necker, explica que a doação na sede do órgão está paralisada porque a área de recepção, triagem e sala de coleta está deteriorada e não era possível continuar recebendo doadores no local na situação em que a edificação está. Dessa forma, as coletas estão sendo feitas além das estruturas do Hemopasso. “Durante este período [de paralisação], a ideia era fazer uma obra emergencial possibilitando a instalação de parte dos serviços em outro setor do hemocentro. Entretanto para fazer esta instalação é necessário colocar algumas divisórias e reformas na parte hidráulica e elétrica, e estamos contratando uma empresa para isso no prazo máximo de dez dias”, justifica.
Contratação refeita
Necker complementa que a abertura de processo inicial para contratação sofreu alguns problemas e teve que ser refeita. Sendo assim, a contratação dos serviços da empresa responsável deve acontecer na sexta-feira (10), e as organizações terão em média cinco dias para apresentar as propostas e dentro de 10 a 15 dias as obras devem estar finalizadas e as atividades no centro retomadas. Um dos critérios para contratação é o preço oferecido pela prestação de serviços. “Queremos que fique pronto até a última semana deste mês, no máximo dia 27 ou 28 de dezembro”, complementa. Apenas o setor de doação não está funcionando no hemocentro, o setor administrativo e os laboratórios seguem com suas atividades normalmente.
Coleta no Bairro Rodrigues
Nesta quinta-feira (9), a unidade móvel do Hemopasso vai efetuar coleta Salão Paroquial da Igreja Santa Teresinha, em frente à praça, na Bairro Rodrigues. O horário é das 8h da manhã até às 18h, sem intervalo ao meio-dia. Serão disponibilizados 11 funcionários. Na semana que vem, dia 14, uma coleta externa está marcada em Carazinho.