A Praça Notre Dame recebe, novamente nesta sexta-feira grande público para louvar o nascimento de Jesus Cristo. Decorada com luzes, uma árvore de Natal de 9 metros de altura e, até mesmo, um trenó repleto de presentes e puxado por renas em tamanho natural, logo ao entardecer, a cena já vista no último dia 27 deve se repetir. Famílias inteiras se acomodarão em cadeiras que lhes darão conforto para aguardar até as 21 horas, quando iniciará o espetáculo natalino que, em sua primeira apresentação, levou às lágrimas boa parte do público estimado de oito mil pessoas.
A Cantata Natalina, espetáculo de evangelização gratuito promovido pelas Escolas da Rede de Educação Notre Dame no Rio Grande do Sul, em sua quarta Edição, evoca a esperança na qual a data é envolta. Nas noites de Natal, a manjedoura simboliza toda a esperança que transborda do coração humano. Foi ela que acolheu o Salvador recém-nascido. Foi ao redor dela que os três reis magos se reuniram para presentear Jesus Cristo, após viagem guiada pela luz de uma estrela. A estrela que brilhava no céu, o primeiro sinal do nascimento do filho de Deus, é luz em meio às trevas: é também esperança.
É esta trajetória de esperança, desde o advento até a noite em que a profecia se cumpre e o filho de Deus vive entre os homens, que o canto coral, o grande protagonista do evento, irá narrar. Com canções de fé, retidão, benevolência e, como não poderia deixar de ser, esperança, acompanhadas por representação cênica e danças, a celebração tem duração estimada de uma hora.
Sessenta minutos de fé, emoção - e algumas surpresas preparadas pela organização do evento – antecedidos por show da Banda Bombeiro Mirim, previsto para iniciar 50 minutos antes da abertura oficial do evento. A maior celebração do nascimento de Jesus Cristo da região, que, deve atingir a marca de 100 mil espectadores – somados os seus quatro anos de realização -, ainda terá outra apresentação. Será em 19 dezembro, também às 21 horas.
Interrupção do tráfego
Para a apresentação da Cantata Natalina, o trânsito pela Avenida Brasil nas proximidades do Colégio Notre Dame estará interrompido a partir das 18h, no sentido Boqueirão – Centro.
Cantata ao vivo
Em sua quarta edição, a Cantata Natalina também poderá ser acompanhada através do hotsite desenvolvido especialmente para o evento (www.cantatanatalina.org.br).
Ação Social
Em 2010, toda a comunidade pode colaborar com a Ação Social da Cantata Natalina, através da doação de kits destinados a crianças de regiões carentes da cidade. A campanha “Doe Esperança”, que propõe a troca deles por camisetas do evento, já beneficiou mais de 1500 crianças dos bairros Prof. Schisler, Jaboticabal, Santa Marta e Donária. Mas, todos os cidadãos dispostos a dar um Natal mais feliz para estas crianças ainda podem colaborar. Os kits devem ser compostos por: um livro de literatura infanto-juvenil, um brinquedo novo, dois pacotes de bolacha recheada (140g cada), uma caixa de bombons (300g), um pacote de pirulitos (120g) e um saco de algodão (55×65 cm). Contudo, há apenas camisetas dos tamanhos 10 a 16 disponíveis nos postos de troca – Colégio Notre Dame e Escola Menino Jesus.