Homenagem ao jovem autor

Educação: alunos leem obra e homenageiam o jovem autor passo-fundense Roberto Pirovano Zanatta, que foi vítima de câncer, fazendo releituras de seu livro

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Redação/ON

Valorizar os autores passo-fundenses foi um dos motivos que levou professores, coordenação e direção da Escola São Luiz Gonzaga, localizada no bairro de mesmo nome, a utilizarem a obra de Roberto Pirovano Zanatta nas atividades da Feira Literária Cultural. Além disso, a história pessoal do autor, que foi vítima do câncer há cerca de dois anos, estando ainda na infância, foi uma forma de mostrar aos alunos que os ideias podem ser construídos mesmo quando ainda pequenos.

O resultado desse trabalho foi apresentado no dia 4 de dezembro, durante a realização da Feira Literária Cultural, promovida na escola a cada dois anos. O evento, de acordo com os organizadores, envolveu cerca de 300 pessoas, entre eles alunos, professores e comunidade local. O principal objetivo do evento é dar continuidade ao trabalho feito pela Jornadinha justamente no período em que ela não está acontecendo. Para tanto, são realizados trabalhos de leitura e interpretação de textos em sala de aula, sendo que o momento culminante acontece no final de ano, com a apresentação dos trabalhos. O tema deste ano foi Livro: Um Presente para o Futuro - as atitudes de hoje vão refletir no futuro, no amanhã.

“O que nos motivou a escolher o livro do Roberto Pirovano Zanatta foi o fato de que, mesmo ele não estando presente fisicamente, temos a família dele que está divulgando a obra. Além disso, sempre buscamos valorizar os escritores locais. No caso especial do Roberto, também nos sentimos motivados a usar a obra dele para mostrar para as crianças da nossa escola a ter ideais semelhantes, não somente na escrita, mas mostrando que pode existe a vontade de realizar algo, independente da idade”, destaca a coordenadora pedagógica Marinês Lara Schaeffer.

Presentes ao evento, os familiares de Roberto foram homenageados pelos alunos. O resultado disso foi a proposta de pensar na publicação, em livro, das releituras feitas pelos estudantes, ideia dada pela mãe do autor, Raquel Zanatta. A família também recebeu um desenho do Roberto feito por aluno da escola.

Gostou? Compartilhe