Mais de quatro mil candidatos participam neste domingo, 12, do processo seletivo Verão/2011 para ingresso nos cursos técnicos concomitantes e subsequentes do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). As provas serão aplicadas das 9h às 12h, simultaneamente, nos campi Pelotas, Pelotas-Visconde da Graça (antigo CAVG), Passo Fundo, Sapucaia do Sul, Charqueadas e Camaquã e no campus avançado Santana do Livramento. Em três horas, os candidatos terão de responder 40 questões de Língua Portuguesa (dez), Matemática (dez), Física (dez) e Química (dez). O departamento de seleção orienta os vestibulandos para que cheguem 30 minutos antes do início da aplicação das provas. O fechamento dos portões está marcado para as 8h55min .
É obrigatória a apresentação de documento de identidade com foto e atualizado. Não será aceito o de “não alfabetizado”. Será permitido o uso de calculadora científica simples, não programável. Já a de celular está proibida.
No dia da prova, aqueles que disputarão vagas para os cursos técnicos oferecidos pelo campus Pelotas estarão distribuídos em três prédios: Colégio Santa Margarida, campus II da Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e o próprio campus Pelotas do IFSul (Praça 20 de Setembro, 455). No campus Pelotas-Visconde da Graça (antigo CAVG), as provas serão realizadas nas dependências da escola (Avenida Ildelfonso Simões Lopes, 2.791). O campus Passo Fundo tem o curso mais concorrido de todo o processo seletivo: Mecânica (subsequente-noite), com 122 candidatos disputando 12 vagas (10,16 por vaga). No campus Pelotas, o maior do IFSul, a grande procura, entre os concomitantes, é por Eletrônica (noite), com 8,4 por vaga. Já nos subsequentes, Eletrotécnica (noite) lidera o ranking, com 8,87 por vaga.