Incêndio provoca prejuízo de R$ 511 mil

Prefeitura: documentos de cinco sindicâncias foram destruídos e trabalhos foram suspensos por 30 dias

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Natália Fávero/ON

O fogo que consumiu o prédio do almoxarifado da prefeitura no último dia 1º de dezembro somou um prejuízo de R$ 511.576,49. Entre os bens perdidos estavam materiais de sete Secretarias, além de materiais de expediente, elétrico e de limpeza destinados a rede municipal de Educação. Também computadores, notebooks e diversos outros objetos que seriam destinados para a Secretaria de Segurança, adquiridos através do Pronasci, foram destruídos. O valor do prédio de 700 m² não foi incluso na soma, porque ainda deverá ser avaliado pela Secretaria de Planejamento. A prefeitura não registrou perdas de dados. Os prejuízos foram divulgados ontem, 9, em entrevista coletiva pelo prefeito Airton Dipp.

O relatório com os valores das perdas foi elaborado por uma comissão formada  pela Secretaria de Educação (SME), Secretaria de Administração (SEAD) e funcionários das mesmas. Dos R$ 511 mil, R$ 263 mil são referentes à SME e R$ 248 mil à SEAD. Segundo o prefeito, o valor do prédio constituído por madeira, zinco e alvenaria, ainda deverá ser avaliado, mas como ele era antigo, da década de 1950, os valores não deverão ser significativos.

O prefeito ressaltou que não foi ocasionada nenhuma perda de dados, porque eles são armazenados no sistema de informática da prefeitura. Não havia informações relevantes nos computadores locais. Quanto aos diversos documentos das Secretarias de Educação, Administração e de Finanças depositados no local como arquivo morto, a maior parte estava digitalizada através da microfilmagem.

O acervo de cópias e planilhas relacionados aos mapas das áreas públicas, registros públicos, alvarás, documentos de veículos serão reconstituídos pela Coordenadoria de Patrimônio. Do prédio queimado restaram 11 toneladas de entulho.

Materiais destruídos
Inúmeros materiais que estavam disponibilizados para as Secretarias de Saúde, de Educação, de Transporte, Mobilidade Urbana e Segurança, Administração, Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente, Cidadania e Assistência Social e de Gabinete foram destruídos. Entre os objetos estavam cerca de 75 computadores, oito notebooks, balanças eletrônicas e pediátricas, inúmeras cadeiras e mesas, entre outros. Em relação aos equipamentos para a nova Secretaria de Segurança adquiridos com verbas do Pronasci foram perdidos cerca de R$ 56 mil. Ao total, a Coordenadoria do Patrimônio, órgão ligado a Administração, que faz o recebimento, conferência e distribuição as Secretarias contabilizou R$ 248.498,69em prejuízos.  Em relação aos materiais que estavam estocados para atender a rede municipal de Educação foram perdidos R$ 206.093,05 em material de expediente, R$ 1.242,97 em material elétrico e R$ 55.741,78 em material de limpeza, totalizando R$ 263.077,80.

Documentos de Sindicâncias
No local funcionava a Comissão Permanente de Sindicâncias. Haviam cinco processos abertos em fase inicial de apuração. Uma sindicância teria sido aberta em 2009, pela Secretaria de Saúde, e os outros quatro em 2010, requeridos pelo Hemopasso, Semcas, SMO e SEAD. Conforme Dipp, esses processos não serão prejudicados porque estavam em fase inicial e serão reiniciados. Os tramites estão suspensos por 30 dias.

Danos ao prédio vizinho
Dipp disse que pediu ao condomínio do prédio vizinho que teve vidraças quebradas e persianas danificadas que fizesse uma solicitação formal dos danos. O relatório será encaminhado a Procuradoria Geral do Município para avaliação de uma possível indenização.

Causas do incêndio
Ainda não foram apontadas as causas do incêndio que está a cargo da perícia. O caso está sendo investigado pela polícia civil.

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