Redação/ON
A sexta-feira (10) que começou com céu claro já se encerrou encoberta e indicando possibilidade de temporal no final de semana na região. À tarde, foi registrada a temperatura mais alta do mês de dezembro, de 32,2ºC. “Tivemos uma sexta-feira abafada e com um final de tarde já apresentando nuvens que deixaram o céu todo encoberto”, afirma o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet. De acordo com ele, a sensação de abafamento acontece pela associação das altas temperaturas com a alta umidade relativa do ar, que foi o que aconteceu durante a sexta-feira.
Com isso, a previsão aponta para temporal na região para sábado e domingo. “Uma frente fria chega na região no sábado (11) trazendo nuvens carregadas, indicando que pode ocorrer pancadas de chuva por vezes forte em áreas isoladas, com descargas elétricas, rajadas de vento de intensidade forte a moderada e granizo em pontos isolados”, destaca Sampaio. As temperaturas devem variar entre a mínina de 18ºC e a máxima de 28ºC.
No domingo (12), as condições climáticas serão semelhantes, porém podem ser de intensidade ainda mais forte não sendo descartadas as rajadas de vento moderado a forte, granizo e pancadas de chuva por vezes fortes. “No domingo o temporal será de intensidade mais forte e a temperatura começa a declinar à noite”, salienta o observador. A máxima será de 28ºC e a mínima de 18ºC. “Essas temperaturas altas, associadas a entrada de um ar frio e nebulosidade, são favoráveis à ocorrência desse tipo de fenômeno, como granizo, ventania e chuva forte”, destaca Sampaio.
A temperatura que começa a cair no domingo faz com que a segunda-feira amanheça com clima mais frio. A temperatura mínima prevista é de 12ºC e a máxima é de 18ºC. “A segunda-feira ainda pode amanhecer com garoa, mas o tempo vai melhorando no decorrer do período”, avisa Sampaio. Já a terça-feira será de céu claro a parcialmente nublado, com temperatura em elevação gradativa, ficando entre a mínima de 12ºC e a máxima de 23ºC.