Redação/ON
Cerca de cem pessoas realizaram uma manifestação na prefeitura para que as reivindicações feitas ao longo do ano pelos servidores municipais sejam atendidas. A mobilização foi feita na manhã de sexta-feira (10/12) liderada pelo Sindicato dos Servidores Municipais (Simpasso). Uma audiência foi realizada com o prefeito Airton Dipp que sinalizou que alguns dos pedidos serão atendidos no próximo ano, porque o limite de comprometimento do orçamento com a folha de pagamento, no último quadrimestre ficou em 52%, o que impede que qualquer reposição seja feita em 2010, além do que já foi concedido.
Entre as reivindicações dos servidores estão o reenquadramento dos motoristas, vigilantes e escriturários, o índice de produtividade dos agentes fiscais, revisão de salário dos celetistas, plano de carreira do magistério e dos funcionários da saúde. Segundo o presidente do Simpasso, Marcelo Domingues Ebling, a situação é um desrespeito do Executivo com os 3 mil servidores municipais.
Conforme o prefeito, para 2011 já está programada a concessão de 6% de reajuste salarial aos servidores de quadro, finalizando um processo de recomposição de 20% iniciado ainda em 2009. Além deste percentual, será concedido a todos os servidores um índice que permita à Prefeitura permanecer dentro dos limites da Lei de Responsabilidade Fiscal e do que é recomendado pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul. “Em 2011 não ultrapassaremos o comprometimento de 51% do orçamento da Prefeitura de Passo Fundo com a folha de pagamento. Temos que agir com responsabilidade”, concluiu.
O executivo se propõe a rever em 2011 um projeto que prevê a premiação por produtividade para os fiscais municipais e a recompor o salário dos servidores celetistas de forma que alcancem os mesmo índices repassados aos servidores estatutários, ou servidores de quadro como são chamados.
A partir de janeiro devem ser divulgados os valores médios de remuneração dos servidores municipais de Passo Fundo, para que se possa ter ponto de comparação com municípios do mesmo porte, pelo Estado. “Queremos manter nossa comunidade informada sobre todo este processo de negociação. Como sempre, seremos muito transparentes neste processo, como temos sido ao longo das nossas administrações”, finalizou o prefeito.