Dia mais frio dos últimos 10 dezembros

Clima: manhã gelada de segunda-feira (13) registrou a temperatura mais baixa desde 1982 e pode se repetir na manhã de hoje

Por
· 1 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

A segunda-feira (13) foi de tirar os casacos do armário. O ar mais frio que já apareceu pela manhã mudou o visual da população, que precisou trocar as roupas leves pelas mais quentes. E hoje não deve ser diferente, pois a previsão é de temperatura mínima entre 8ºC e 9ºC. Porém, a mínima da manhã de ontem já bateu um recorde, sendo a mais baixa dos últimos 10 anos registrada em um mês de dezembro: 9,6ºC. Mínima mais baixa que esta no mesmo período aconteceu em 1982, quando os termômetros desceram aos 7,5ºC. E em 2007, o dia mais frio de dezembro foi de 9,8ºC. Entretanto, a segunda-feira foi de mais sensação frio, pois a máxima não passou dos 18ºC, segundo informações são da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

“Esse ar frio e seco que entrou na região na tarde de segunda-feira afastou a área de instabilidade, deixando a mínima em 9,8ºC e a máxima em 18ºC”, comenta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio. E se a primeira quinzena de dezembro está sendo fria, está sendo também de muita chuva, motivo de alegria para os agricultores da região. Até agora o mês de dezembro já registrou 144,4 milímetros, o que representa 89% da média de 161,5 milímetros. Além disso, as chuvas têm sido bem distribuídas.

Para hoje a previsão é de dia começando com temperatura baixa novamente. “A mínima pode ficar entre 8ºC e 9ºC, mas entra em elevação à tarde e a máxima pode chegar aos 23ºC, devido ao predomínio do sol que vai acontecer durante a tarde”, afirma Sampaio. Segundo ele, nos últimos 30 anos, por seis vezes a temperatura ficou abaixo dos 10ºC em dezembro. “Isso já ocorreu em anos anteriores. Em 2008, a mínima em dezembro foi de 10ºC. Em 2009, de 11ºC. Não é nada de anormalidade. Não é comum, mas ocorre”, avalia o observador. A quarta-feira ainda será um pouco fria, com temperatura mínima prevista em 12ºC, mas a máxima volta a lembrar que é primavera, ficando em 28ºC. “O céu nesta quarta-feira será claro a parcialmente nublado”, completa o observador.

Já a quinta-feira será de aumento de nebulosidade. “A temperatura mínima fica em 15ºC e a máxima não passa dos 24ºC por causa do predomínio de nuvens”, esclarece Sampaio. Por conta do aumento da nebulosidade, a chuva deve voltar na sexta-feira que será de céu “parcialmente nublado a nublado, com momentos de céu encoberto”, alerta o observador meteorológico. De acordo com Sampaio, devem ocorrer pancadas de chuva no decorrer do período e as temperaturas ficam entre a mínima de 16ºC e a máxima de 24ºC.

Gostou? Compartilhe