Manhã de dezembro mais fria dos últimos 30 anos

A uma semana do início do verão, madrugada de terça-feira (14) lembrava o inverno, com temperatura de 6,5ºC entre as 6h e 7h

Por
· 2 min de leitura
Você prefere ouvir essa matéria?
A- A+

Glenda Mendes/ON

Madrugada gelada em pleno mês de dezembro. Depois de uma segunda-feira (13) com temperatura mínima de 9,6ºC, que atingiu a marca de manhã de dezembro mais fria dos últimos 10 anos, a terça-feira (14) foi ainda mais fria, descendo aos 6,5ºC e batendo o recorde de temperatura mais baixa verificada em dezembro nos últimos 30 anos. Até então, a temperatura mais baixa dos últimos 30 anos em dezembro tinha sido registrada em 1982, de 7,5ºC. “O pico da temperatura mínima aconteceu entre as 6h e 7h da manhã de terça-feira”, salienta o observador meteorológico Ivegndonei Sampaio, da Estação Meteorológica da Embrapa Trigo/Inmet.

De acordo com ele, o friozinho ainda aparece hoje. “Essa massa de ar fria deve predominar ainda, mas com menos intensidade, na madrugada de quarta-feira (15). A temperatura mínima prevista é de 10ºC e máxima já deve ficar em 28ºC”, destaca Sampaio. Já o céu durante o dia de hoje será de claro a parcialmente nublado.

Mas o céu claro não deve durar muito. “A partir de quinta-feira (16) aumenta a nebulosidade e o dia fica parcialmente nublado a nublado, mas não chove”, salienta o observador. A temperatura mínima deve ficar em 14ºC e a máxima em 24ºC, “o que se verifica é que ainda fica sem temperatura muito elevada, apesar da proximidade com o início do verão e, no final da tarde, podem ocorrer chuvas em áreas isoladas”, informa Sampaio.

A sexta-feira (17) será de clima parecido com o de quinta-feira, com céu parcialmente nublado a nublado. As temperaturas devem variar entre a mínima de 16ºC e a máxima de 24ºC, “por causa da nebulosidade, não vai haver muita diferença entre as temperaturas, mas mesmo assim vai ser um dia de sensação abafada e também pode chover”, alerta o observador meteorológico.

Já o sábado será de aumento da nebulosidade e, devido a algumas nuvens carregadas, pode chover forte. “No sábado, podem ocorrer pancadas de chuva por vezes forte, em áreas isoladas e de rápida passagem. A temperatura mínima fica em 17ºC e máxima volta a se elevar, podendo chegar aos 28ºC”, afirma Sampaio. No domingo, as condições meteorológicas devem ser semelhantes.

De quem é a culpa pelo frio?
Atualmente, a forte atuação do fenômeno La Niña na região vem sendo acusada de responsável pelas mudanças no clima. Mas o frio pode não ter sido causado pelo fenômeno. “O La Niña tem a principal característica de ser mais seco, mas se olharmos o mês de dezembro, nem se pode dizer que estamos vivenciando o fenômeno. O que temos, e que desde a semana passada já vinha sendo observado nos mapas, é que havia no Pólo Sul, especialmente no Uruguai, uma massa de ar polar, formada em cima do mar, e os ventos ontem (13) viraram sul. Então, trouxeram aquele ar frio, declinando a temperatura principalmente na madrugada”, destaca o observador.

Chuvas
Contrariando a previsão de atuação do La Niña, que indicada um dezembro de pouca chuva, tal como foi o mês de novembro, quando foram registrados apenas 60 milímetros, a primeira quinzena de dezembro está sendo de muita chuva, motivo de alegria para os agricultores da região. Até agora o mês de dezembro já registrou 144,4 milímetros, o que representa 89% da média de 161,5 milímetros.

Gostou? Compartilhe