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Redução e demora nos atendimentos do Sine de Passo Fundo se devem a troca do sistema utilizado no serviço

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Leonardo Andreoli/ON

Os atendimentos do Sine de Passo Fundo estão comprometidos desde a última semana em função da troca do sistema operacional. A mudança afeta todo o Brasil e tem causado transtornos a quem procura o serviço. Diminuição de senhas reduzidas e lentidão no atendimento são os principais. Expectativa é de que no máximo em 60 dias a situação seja normalizada na cidade.

De acordo com o coordenador do Sine Passo Fundo, Gilmar Brunetto, o problema não é uma particularidade da cidade.  “É um programa novo e precisa de um tempo de adaptação. É normal ocorrerem inoperâncias até os técnicos que implantaram ajustarem isso. O problema principal foi registrado nos dias 6 e 7 desse mês.  A partir do dia 8 o sistema começou a funcionar melhor.

Redução de senhas

Enquanto o sistema é ajustado e os servidores se adaptam ao uso da ferramenta, o número de senhas de atendimento distribuídas foi diminuído. “Num primeiro momento a redução de senhas foi de 70%. Tínhamos uma média de atendimento de 40 senhas de manhã e 50 à tarde. Hoje estamos distribuindo 10 pela manhã e pela tarde. Quando o sistema anda melhor, nós liberamos mais senhas. Com isso a média fica em 15 atendimentos por turno”, explica Brunetto. A fase de adaptação deve durar entre 30 e 60 dias.

Melhorias
Quando tudo estiver organizado o novo programa permitirá atendimentos mais rápidos, e diminuirá as possibilidades de fraude. “Hoje todo trabalhador que vem aqui encaminha o seguro desemprego e o recebe. O novo programa permitirá casar as informações e se existir uma vaga para o trabalhador ele será encaminhado para ela”, destaca o coordenador.

Compreensão
Brunetto pede ainda a compreensão das pessoas que precisam dos serviços prestados pelo cine. “O período para encaminhar o Seguro Desemprego é de 7 a 120 dias após a demissão. Uma alternativa seria àquelas pessoas que foram demitidas agora, se puderem, esperar para que o sistema melhore para buscar o atendimento”, finaliza.

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